TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comércio Exterior

Por:   •  17/2/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  161 Visualizações

Página 1 de 4

1) Explique quais são as vantagens comparativas.

Segundo Adam Smith, “a riqueza de um país depende de sua renda per capita”, ou seja, quanto maior a renda ou o produto per capita, mais rico é o país. Há um aumento da quantidade de trabalho que, por conta da divisão do trabalho, é devido a três circunstâncias diferentes, de acordo com Smith: “primeiro, devido à maior destreza existente em cada trabalhador; em segundo, à poupança daquele tempo (1988), que geralmente, seria costume perder ao passar de um tipo de trabalho para outro; e enfim à invenção de uma grande número de máquinas que facilitam e abreviam o trabalho, possibilitando a uma única pessoa fazer o trabalho que, de outra forma, teria que ser feito por muitas.”

Assim sendo, a divisão do trabalho é a maior causadora do aumento da riqueza nacional para Smith.

Vantagem comparativa para Smith “é produzir certa mercadoria com um custo em trabalho menor que os seus concorrentes no comércio mundial. Especializar-se na produção das mercadorias em que o país possui maior vantagem comparativa, assim, significa produzir e exportar as mercadorias que se produz com um custo mais baixo que as importadas e importar as demais.” Com isso, um país encontra-se permitindo que seus cidadãos sempre possam consumir mercadorias ao menor custo aceitável.

Vantagens naturais: são decorrentes de dotação natural de fatores, ou de recursos naturais, como clima, solo. Por exemplo, a França devido seu clima tem vantagem na produção de vinho em relação a Inglaterra.

Vantagens adquiridas: são opostas às vantagens naturais, são aquelas que não decorrem de dotação natural de recursos naturais, mas são desenvolvidas, que advêm da especialização. Por exemplo, os EUA adquiriram vantagem na produção de automóveis em relação ao Brasil.

2) Explique o que são vantagens comparativas relativas.

Para Ricardo, “mesmo que um país produza tudo de que necessita com um custo mais baixo que o das mercadorias importadas, seria vantajoso para o país em questão participar no comércio internacional basta que ele se especialize na produção da mercadoria em que ele possui maior vantagem relativa.”

Ricardo parte de dois pressupostos para a elaboração de concepção de vantagens relativas, são elas: “1. Não há mobilidade do capital em nível internacional; 2. Todos os países que participam do comercio internacional praticam uma política de livre comércio.”

3) Explique como os países devem se inserir no comércio internacional, segundo Ricardo.

Para a inserção dos países no comércio internacional a partir da Teoria das Vantagens Comparativas, de acordo com Ricardo, a divisão é a seguinte: “Cada país deve se especializar na produção da mercadoria em que tenha maior vantagem comparativa relativa, nem que para tanto tenha que importar mercadorias por um preço maior do que o produzido internamente.” Por exemplo, se Portugal produz tecido e vinho a um custo em trabalho muito menor que a Inglaterra, portanto, possui vantagem absoluta na produção de vinho, como em tecidos também. Dessa forma, não é vantajoso para Portugal importar nem vinho nem tecido da Inglaterra, mas para a Inglaterra é vantajoso importar tanto vinho quanto tecido de Portugal, já que ela possui desvantagem absoluta na produção das duas mercadorias.

4) Explique o que é a Teoria do Equilíbrio Automático

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (35.9 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com