TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comércio Exterior - BREXIT

Por:   •  9/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

Curso

Disciplina

Cód. Turma

Período / Ano / Semestre

Processos Gerenciais

  1. Comércio Exterior

  1. D11806

4º Semestre - 2022.1

Professor(a)

Tutor (a)

Turno

Data

Larisse Oliveira

Rochelle Mêzer

EAD

28/02/2022

QUESTÃO DESAFIO 1 - 01.02 A 07.03

A saída do Reino Unido da União Europeia (UE) é apelidada de Brexit.  A saída do Reino Unido da UE tem sido um objetivo político perseguido por vários indivíduos, grupos de interesse e partidos políticos, mas não é unanime. De um lado estão os pró-saída que acham que o Reino Unido perde soberania estando submetido às regras do bloco da União Europeia, com poucas compensações. De outro, os que acreditam que a aliança com os países vizinhos torna o Reino Unido mais poderoso.

Com tudo, o final de 2020 foi marcado pela saída definitiva do Reino Unido da UE. Essa saída vai impactar na comercialização de mercadorias/serviços e também na circulação de pessoas entre os países não só do bloco da União Europeia, mas outros países, como o Brasil. Com base no que foi comentado acima. Você tinha conhecimento do Brexit? Sim ou Não. Baseado no que foi descrito acima e na reportagem complementar sobre o assunto, você acha que a saída do Reino Unido para o mundo vai ser mais positiva ou negativa? Abaixo uma reportagem para aprofundar o assunto. Reportagem:https://www.imf.org/pt/News/Articles/2018/08/09/blog-the-long-term-impact-of-brexit-on-the-eu


Com base na questão apresentada, eu não tinha conhecimento do Brexit, e lendo a reportagem complementar cheguei à seguinte conclusão:

O Brexit significa a saída do Reino Unido da União Europeia, foi votado em 2016 e isso de fato aconteceu em 2020, mas as leis passaram a mudar em 01 de janeiro de 2021.

Essa negociação para sair de uma comunidade ou união, envolve mobilidade de pessoas, envolve aspectos econômicos, de abastecimento, jurídicos, trazendo uma série de consequências complexas, que nem os especialistas e nem os próprios ingleses que votaram a favor do Brexit tem clareza a respeito das consequências.

Falando de alguns pontos, pelo que entendi, do ponto de vista prático:

Abastecimento de alimentos:

Mais ou menos 15% da produção de vegetais é feita na Inglaterra, e o restante é importado da união europeia, então com a saída do RU, o preço das coisas vai subir muito.

Remédios: É provável que ocorra um desabastecimento de remédios.

Passagem de pessoas:

O Reino Unido faz fronteira com a união europeia, e ao saírem, os britânicos perdem o benefício da livre circulação de pessoas, como o turismo por exemplo, no caso dos turistas e estudantes o visto não é obrigatório, sendo permitido passar apenas 6 meses e esse prazo não é estendido ou renovado, não pode exercer nenhuma atividade remunerada. Tem outro caso também, que é o visto para estudante de 11 meses, sendo aplicado as mesmas regras. O fato de o Reino Unido aprovar o visto de um estudante realizar pós graduação é super interessante, visto que na conclusão do curso, o estudante poderá permanecer lá por 2 anos e exercer atividade remunerada, claro que os requisitos não são tão simples.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (162.9 Kb)   docx (65 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com