TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nova E Velha Ordem Mundial

Pesquisas Acadêmicas: A Nova E Velha Ordem Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  627 Visualizações

Página 1 de 3

A NOVA VELHA ORDEM MUNDIAL

Velha Ordem

A ordem mundial é a ordem internacional entre países e grupos de países, o equilíbrio e disputa entre as potências, e, consequentemente, a situação social e econômia do mundo em um determinado período histórico. Atualmente, presencia-se o fortalecimento da Globalização, que tomou lugar da antiga ordem bipolar iniciada a partir do fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.

Essa antiga ordem se caracterizou pela Guerra Fria, a oposição entre EUA e URSS e a consequente bipolaridade mundial, em que as duas potências disputavam o espaço mundial e o dividiam em 2 blocos antagônicos, regidos por sistemas sócio-econômicos também opostos (Capitalismo X Socialismo)

Ao final do Guerra, divisão dos países em 3 mundos:

1° mundo > Capitalistas desenvolvidos > potência líder: EUA

2° mundo> Socialistas > potência líder: URSS (União Soviética)

3° mundo > Países subdesenvolvidos

* No início do século, o mundo se encontrava multipolar, com o poder mundial dividido entre as várias potências européias, principalmente. Essa rivalidade, evidenciada no Imperialismo na Ásia e na África, cumulou na Primeira Guerra Mundial (1914-1918) e, mais tarde, na Segunda Guerra Mundial. Após 1945, porém, as potências européias ficaram arrasadas pela guerra. Foi quando surgiram como potências mundiais os EUA e a União Soviética, que, em 1917, havia se tornado socialista através de uma revolução.

* Como o 2° mundo era apenas disputado pelos blocos dominantes, como áreas de influência, o mundo se dividiu em 2 pólos, e o poder, entre EUA e URSS.

O Muro de Berlim foi o símbolo da Guerra Fria. Em 1945, a Alemanha foi dividida entre os países vencedores da Segunda Guerra Mundial, mas só foi efetivamente controlada pelos Estados Unidos e pela União Soviética. Construído em 1961 para conter o fluxo de pessoas da parte capitalista para a parte socialista, o muro simbolizou o antagonismo entre as potências tanto em Berlim quanto no restante do mundo

Nova Ordem.

Podemos dizer que o momento hoje no mundo foi longamente preparado e que o processo de internacionalização já vem de há muito tempo. Com efeito, a mundialização da relações econômicas, políticas e sociais tem como ponto de partida a extensão das fronteiras comerciais do século XVI, avançando na expansão capitalista posterior até chegar no final do século XX, onde uma nova revolução técnica e científica se impõe. Enfim, vivemos num mundo em que a lei do valor mundializado comanda a produção total, por meio das produções e técnicas dominantes. Trata-se agora de uma verdadeira interdependência entre a técnica e a ciência.

O século XX se revelou o século das transformções cuja base foi e é o capital. Assim, a Nova Ordem Mundial no final do milênio expressa essas transformações. Ela é simplesmente o atual sistema ou Ordem Internacional Capitalista, dada política, econômica e ideologicamente. Estabeleceu-se no final da década de 80, com o fim da Guerra Fria - a queda do muro de Berlim se deu em 1989,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com