TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fernando Collor

Por:   •  20/6/2018  •  Resenha  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 3

Fernando Collor de Mello nasceu em agosto de 1949 no Rio de Janeiro.

Após se formar em jornalismo, ele dirigiu o Gazeta Alagoas, um jornal de propriedade de seu pai.

Em 1972 se formou em economia na Universidade Federal de Alagoas e somente em 1980 decidiu ingressar na política se tornando o mais jovem prefeito em Maceió́.

Seu mandato terminado, ele se tornou Deputado Federal pelo Partido Democrático Social (PDS) e em 1987 assumiu o cargo de Governador de Alagoas pelo Partido Do Movimento Democrático Brasileiro.

Esses dois anos de governo acabados, Fernando Collor criou o Partido de Reconstrução Nacional e se candidatou a Presidente da República em 1989.

Era a primeira eleição após inúmeros anos onde o povo pode finalmente escolher seu candidato e votar.

No primeiro turno, Collor recebeu 20’611’30 votos, indo então para o segundo turno contra Luís Inácio Lula Da Silva.

Lula defendia em sua campanha a justiça social e a reforma agrária, contrariamente a Collor que priorizava o combate ao autoritarismo, a corrupção, criticando a intervenção estatal na economia e prometendo acabar com os funcionários públicos e políticos com altos salários visando a diminuição dos gastos desnecessários do governo.

Graças ao seu carisma, seus ideais e promessas, Fernando Collor venceu as eleições, se tornando Presidente da República em 1990 com apenas 40 anos.

Logo nos primeiros dias de seu governo, Fernando Collor de Mello anunciou o Plano Econômico de Combate a Inflação também conhecido por Plano Collor que era conduzido pela ministra da economia Zélia Cardoso.

Nesse plano, o presidente tomou iniciativas tais como: extinção de órgãos públicos e demissão de funcionários públicos, privatização de empresas públicas, eliminação das tarifas aduaneiras; medidas que tiveram um enorme impacto nas importações, que aumentaram, deixando a indústria brasileira pouco competitiva.

A substituição do cruzado-novo pelo cruzeiro que estava cotado acima da moeda americana levou a uma diminuição das exportações e consequentemente das vendas no mercado interno.

No seu plano, ele também congelou os preços e os salários, confiscando também as contas correntes e aplicações com valor superior a cinquenta mil cruzeiros e isso por um período de dezoito meses.

As medidas implementadas pelo presidente conteram em uma primeira instancia a inflação mas que foi logo seguida de uma crise econômica.

A produção industrial diminuiu consideravelmente o que levou a uma expansão do desemprego, uma redução da qualidade de vida e uma diminuição do PIB de 453 bilhões em 1989 para 433 bilhões em 1990.

Com o retorno da inflação, Fernando Collor decidiu lançar em 1991 o Plano Collor II, no qual houve uma intensificação da política de juros altos, seguida de uma abertura para o mercado externo e o incentivo para as importações.

Essas medidas provocaram um choque na indústria nacional levando a uma crescente automação dos setores industrial e bancário.

Em 1991 a ministra Zélia Cardoso é substituída por Marcilio Marques Moreiro; paralelamente as medidas criadas no âmbito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (44.8 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com