TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Futuro das Relações EUA e China

Por:   •  24/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  13.648 Palavras (55 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 55

O futuro das relações EUA -China

É inevitável conflito ?

Aaron L. Friedberg

Durante quatro anos após os ataques terroristas em Nova York e Washington em 11 de setembro de 2001, as relações entre os Estados Unidos e a República Popular da China (RPC) parecia estar em rota de crescimento constante. Como as tomadas de decisões americanas voltaram sua atenção para os perigos urgentes de terrorismo e proliferação , eles pareciam menos inclinados a ver a China como um competidor estratégico real ou potencial e mais esperançosos de que , no mundo pós -11 de setembro , todas as grandes potências seria "unidos por perigos comuns . . . [ e ] cada vez mais . . . por valores comuns . " Como o presidente George W. Bush iniciou seu segundo mandato , no entanto, não havia sinais de fricção de montagem entre Washington e Pequim, e em vincando ceticismo, no lado os EUA , pelo menos , que a relação era tão harmoniosa , e os interesses (ainda menos os valores) das duas partes como compatível , como muitas vezes tinha sido reivindicado. Alarme sobre o eventual levantamento do embargo de armas europeu ajudou a chamar a atenção renovada para o ritmo e o alcance do crescimento militar da China . Frustração com as negociações paralisadas sobre o programa de armas nucleares da Coréia do Norte fez com que alguns observadores a questionar se Pequim realmente dividiu o compromisso dos EUA com a proliferação de parada . Re- portos de um PRC diplomática " ofensiva de charme " no Sudeste Asiático agitado temores de influência dos EUA e declínio incipiente hegemonia regional chinesa. Mean- tempo, evidências de que a China estava se expandindo suas interações com a Europa, América Latina, África e Oriente Médio levantou o espectro de uma nova rivalidade global de poder e influência. Para esta mistura combustível foi adicionado uma disputa oficial sobre os saldos comerciais e valores monetários , bem como uma enxurrada de histórias sensacionais notícias sobre o impacto da demanda extraordinária da China sobre os preços mundiais de energia e materiais e as compras planejadas de empresas dos EUA por seu resplendor recém- rivais chineses. " O velho aposta China está fora ", anunciou um observador em meados de 2005 , enquanto a outra ( observando a cena econômica ) proclamou " o fim do caso de amor da China. "

Os acontecimentos recentes pode vir a ser pouco mais do que um frio que passa. Seja qual for o seu significado último , no entanto , estes desenvolvimentos levantam questões fundamentais sobre a direção futura e determinantes subjacentes de relações EUA-China . O que é provável que seja o caráter da relação entre os Estados Unidos e a República Popular da China durante os próximos dois ou três décadas ? Será que vai ser marcado pela convergência para o aprofundamento da cooperação , da estabilidade e da paz ou de deterioração, levando a uma concorrência cada vez mais aberta , e talvez até mesmo a guerra ?

As respostas a estas questões são de enorme importância. Se as tensões entre as duas potências do Pacífico piorar , toda a Eurásia Oriental poderia tornar-se dividido em uma nova guerra fria, e as perspectivas de confronto e conflito parece determinado a subir. Por outro lado, um aprofundamento da US- China entente poderia trazer consigo maiores possibilidades para um crescimento sustentado em todo o mundo econômico, a resolução pacífica de disputas regionais em circulação , bem como a gestão bem sucedida de pressionar os problemas globais , incluindo o terrorismo e a proliferação de armas de destruição em massa. Seja para o bem ou mal , a relação bilateral internacional mais significativa ao longo das próximas décadas é provável que seja que, entre os Estados Unidos e a República Popular da China .

De longo alcance como o seu impacto pode ser, no entanto, o caráter futuro da relação EUA- China também é profundamente incerto. A maioria dos especialistas têm opiniões sobre esta questão, mas , se pressionado , poucos afirmam ter certeza sobre o que está por vir. Essa modéstia é inteiramente apropriado. Não são apenas as respostas às questões colocadas aqui desconhecido ; eles também são , neste momento, desconhecido. Vinte anos atrás , poucas pessoas previram que o confronto entre os Estados Unidos e a União Soviética estava prestes a passar por uma transformação radical, e menos ainda imaginava que o último pode em breve deixar de existir. No que diz respeito a sua capacidade de antecipar acontecimentos , os observadores de hoje não são melhores equipados do que seus colegas do início de 1980 . Neste ponto , os estudiosos e analistas não têm os tipos de ferramentas de previsão poderosos que lhes permitam dizer com qualquer grau de certeza de que o estado das relações entre os Estados Unidos e a China será em cinco anos , para não falar de dez ou vinte . E, embora as opiniões variam sobre que tipos de avanços analíticos são possíveis, há boas razões para acreditar que tais instrumentos são , de fato, inatingível.

Enquanto eles diferem em seu grau de confiança , e na sua vontade de fazer previsões explícitas , a maioria daqueles que pensar e escrever sobre a relação EUA- China , no entanto, têm crenças e expectativas sobre para onde está indo e sobre os fatores que serão mais influente na determinação do seu curso. Nem todos os participantes nesta discussão são os teóricos das relações internacionais , com certeza , e muitos evitam os rótulos e linguagem de debate acadêmico. Na medida em que eles têm vista coerentes e internamente consistentes , no entanto, a maioria dos analistas implantar argumentos que derivam de um ou outro dos três campos principais em Relações Internacionais Contemporâneas teorização: liberalismo, realismo e construtivismo. Para tornar as coisas mais interessantes, e mais complicado, aqueles cujas premissas analítico básico colocá-los em um desses três grandes escolas de pensamento não têm necessariamente a mesma opinião sobre o futuro das relações EUA-China. Sobre esta questão , é possível identificar os liberais que esperam o confronto e conflito, realistas que acreditam que o relacionamento vai ser basicamente estável e pacífico , e construtivistas que pensam que os eventos poderiam ir de qualquer maneira. Cada uma das três escolas teóricas , em suma, tem duas variantes, uma das quais é essencialmente otimista sobre o futuro das relações EUA-China, o outro claramente pessimista.

Talvez a manifestação mais comum do debate sobre o futuro das relações EUA-China é a discordância entre otimistas e pessimistas realistas liberais . Após uma análise dos pontos de vista daqueles que residem nesses campos em luta , eu próximo turno a uma discussão de seus primos um pouco menos conhecidos : os otimistas realistas , por um lado , e aqueles que melhor pode ser descrita como pessimistas liberais , por outro lado. Uma exploração das afirmações feitas por adeptos do construtivismo rodadas fora desta pesquisa. Embora os estudiosos que se enquadram nessa categoria geral tendem a ser otimistas sobre as relações EUA -China (e política internacional da Ásia Oriental sobre mais geral) , os fatores de percepção e ideacionais eles enfatizam poderia facilmente ser invocadas para chegar a conclusões consideravelmente mais sombrios , uma fato de que alguns construtivistas auto- declarado têm-se esforçado para apontar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (84.4 Kb)   pdf (392.1 Kb)   docx (324 Kb)  
Continuar por mais 54 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com