TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Grau de Internacionalização

Por:   •  3/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 2

1. O que é grau de internacionalização?

Segundo um estudo conduzido por Welch e Luostarinen (1988) foram encontradas diversas interpretações para o conceito de grau de internacionalização. Dentre tais interpretações duas são as predominantes.

A primeira analisa o grau de internacionalização de acordo com os estágios do envolvimento internacional da empresa. Os estágios são: fase de pré importação; exportação primária; e estágio avançado de internacionalização.

Já a segunda corrente não mede apenas comparando uma firma de outra, mas também aspectos dentro da própria firma em diferentes instantes temporais, como recursos, oportunidades mercadológicas e capacidades gerenciais.

2. Quais as suas dimensões, e o que as caracteriza?

As dimensões do grau de internacionalização são: Estruturais, desempenho, atitudinais e de extensão.

A dimensão estrutural está relacionada às atividades externas e estrutura de governança da empresa, como número de funcionários, ativos e subsidiários no exterior. Além de mercado de ações com participações de estrangeiros. A dimensão de desempenho está relacionada a relevância das operações internacionais da firma comparada com o seu desempenho total. Nas dimensões atitudinais se analise o tempo despendido pelos executivos da empresa em âmbito internacional. E por fim, o desempenho de extensão mede a extensão geográfica da atuação da empresa, como número de países e concentração espacial da empresa.

3. Como medir o DOI?

Existem alguns índices que medem o grau de internacionalização de empresas. Um deles é o TNI (Transnationality Index) usado apenas para multinacionais que utiliza a seguinte fórmula: TNI = (Vendas Exterior + Funcionários Exterior + Ativos Exterior)/(Vendas Totais + Funcionários Totais + Ativos Totais).

Um segundo índice foi inventado pela fundação Dom Cabral para medir o grau de internacionalização de franquias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (40.5 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com