TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Hobbes e Lock

Por:   •  29/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 3

Hobbes e Locke nasceram durante a Revolução Inglesa que ocorreu de 1640 até 1689, e os acontecimentos desse tempo cravaram grande impacto sobre ambos autores, e por conseguencia em sua obras tambem.

Thomas Hobbes (1588 – 1679), durante a Guerra Civil Inglesa, busca asilio na França, durante o reinado de Luiz XIV auge do absolutismo francês, motivo pelo qual ele escreve sua obra, onde serve de tutor para então o futuro rei da inglaterra Carlos II, onde escreve Leviatã (1651). Hobbes defende o poder absoluto do soberano pela força e o Estado é essencial para manter a paz entre os seres humanos e a estabilidade do Estado;

John Locke nasceu em 1632, e seu pai lutou na Guerra Civil pelas tropas do parlamento. Suas críticas ao Absolutismo tornaram-se muito evidentes em seus textos. Busca refugio na Holanda e  retornou à Inglaterra após a Revolução Gloriosa e era muito próximo de Guilherme de Orange, que assumiu o trono após a deposição de Jaime II.. Sua obra fora publicada entre 1685 e 1720. Refutou a monarquia absolutista e defendeu o governo liberal em seu livro “Tratado sobre o governo civil”. Para ele o governo deve ser exercido pelo Parlamento, que representa os interesses do povo.

Estado de Natureza:

Hobbes, assim como Locke, acredita no ser humano em seu estado de Natureza,porem Ao contrário de Hobbes; em que o estado de natureza é um estado de guerra, insegurança e violência; onde o homem é mal, invejoso, ambicioso e cruel e não sente prazer na compania humana. o estado de natureza lockiano é um estado de paz e harmonia com homens dotados de razão e consumidores da liberdade e dos direitos naturais, os homens são sociaveis e tendem a buscar a preservação da humanidade.

Para Hobbes, o estado de natureza acontece, quando a ordem civil se dissolve, o e Estado cai em Guerra Civil, onde não há como prosperar, a propriedade é dissolvida, e onde não há paz e segurança. Ja Locke ve o Estado de Natureza  como uma situação real, pela qual a humanidade passou ou deve passar

Igualdade e Liberdade

Em ambas idealizações desses estados pelos autores, os homens  são iguais, não apenas fisicamente e intelectualmente, mas tambem são iguais entre si, sem subordinação e sujeição,  gozam de total liberdade e são dotados de razão.

Porem para Hobbes essa e a causa para os conflitos, uma vez que todos os homens são iguals, tambem aspiram as mesmas coisas, e se ambos não podem ter, se tornam inimigos.

Para Hobbes a liberdade é ausencia de impedimentos.

, a propriedade já é realidade no Estado de natureza e, sendo uma instituição anterior à sociedade, é um direito natural do indivíduo que não pode ser violado pelo Estado. Em Hobbes quem detinha a propriedade era o soberano e os súditos não tinham direito algum, em Locke o objetivo final é que o Estado garante o direito de propriedade.

Contrato

          O contrato social proposto por Locke não se assemelha ao contrato de Hobbes. Para Hobbes o contrato é uma espécie de pacto de submissão onde os indivíduos se submetem a um terceiro, onde o unico direito que o homem não renuncia é  à vida.

A unica prerogativa legitima para a dissolução do Estado, é se este mesmo não for capaz de preservar a vida e seguranças de seus cidadoes, pois por esta razão o pacto perderia seu sentido, assim os individuos retornariam ao Estado de Natureza, retomando sua liberdade para defende a seu proprio modo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com