TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Liberalismo E A Negação Da Política Social

Artigo: O Liberalismo E A Negação Da Política Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2014  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  3.247 Visualizações

Página 1 de 2

O liberalismo e a negação da política social

O liberalismo econômico valoriza o lucro onde há predomínio do livre comércio, a livre concorrência determina a economia sem interferência do Estado.

O predomínio do mercado regulador das relações sociais, contudo só pode se realizar na condição de uma suposta ausência de intervenção estatal [...] resume-se a fornecer a base legal com o qual o mercado pode melhor maximizar os “benefícios aos homens”. (p.56)

O estado tem o dever de fixar os impostos que controlam os preços das mercadorias de modo a estimular o consumo. Segundo Adam Smith era necessário às leis que fixassem as relações comerciais controlados pelo Estado apesar de criticar a intervenção e liberdade de mercado nãoeram a favor do fim desse tipo de sistema Estatal.

Adam Smith se perguntava como sobreviveria uma comunidade onde cada indivíduo se preocupava antes de tudo com seus interesses particulares e egoístas? Ele procurou explicar afirmando que as ações individuais são coordenadas e complementadas pelo mercado, o que ele chamou de a “mão invisível”. Segundo Smith, as “leis” do mercado, associadas ao caráter egoísta dos agentes econômicos, conduziriam a um resultado inesperado: a harmonia social. A confrontação dos interesses pessoais leva naturalmente à concorrência, e esta última leva os indivíduos a produzir o que a sociedade precisa.

Alguns elementos essenciais do liberalismo:

*Predomínio do Individualismo;

*O bem –estar individual maximiza o bem –estar coletivo;

*Predomínio da liberdade e competitividade;

*As políticas sociais estimulam o ócio e o desperdício;

Blibiografia: Behring, Elaine Rossetti

Política Social: fundamentos e história / Elaine Rossetti Behring, Ivanete Boschetti. -9. ed. – São Paulo: Cortez, 2011. capítulo 2: O liberalismo e a negação da política social, pag. 56 a 62.

SELL, Carlos Eduardo. Introdução à Sociologia Política: política e sociedade na modernidade tardia. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

Setembro/2014

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com