TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Nacional-Desenvolvimentismo de Jucelino Kubitschek e a importância da Operação Pan Americana para a Política Externa Brasileira

Por:   •  18/3/2022  •  Artigo  •  3.006 Palavras (13 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 13

O Nacional-Desenvolvimentismo de Jucelino Kubitschek e a importância da Operação Pan Americana para a Política Externa Brasileira

Liane Ribeiro Vargas1

Resumo: O período do governo de Jucelino Kubitschek foi conhecido como precursor da política nacional desenvolvimentista. Nessa conjuntura, o Sistema internacional, passa por um processo de mudanças, pois existe uma nova hegemonia que era os EUA, a América Latina passa por um período de adaptação em relação a nova hegemonia, é o período inicial da Guerra Fria, onde os países latino americanos, inclusive o Brasil, passam por um momento de forte nacionalismo, no continente latino americano e através desse nacionalismo buscam desenvolver seus países, Jucelino Kubitschek através desse nacional-desenvolvimentismo, que surgiu Operação Pan Americano. Diante de uma perspectiva histórica bibliográfica analisaremos como se chegou a OPA e qual a importância dela para política externa brasileira.

Palavras-chave: Jucelino Kubitschek; Nacional-Desenvolvimentismo; Operação Pan Americana; EUA-Brasil.

  1. INTRODUÇÃO

Levando em conta o nacional-desenvolvimentismo que veio desde a época de Getúlio Vargas, mas tem uma atuação maior e mais evidente no período de governo de Jucelino Kubitschek, a partir desse ponto, iremos analisar qual foi a importância da OPA para a política externa brasileira que se deu no governo de JK.

Este artigo tem como objetivo geral identificar analisar o Nacional- Desenvolvimentismo de JK e importância da Operação Pan Americana para a política externa Brasileira.

Analisaremos os antecedentes históricos do nacional-desenvolvimentismo que tem início no período do governo de Getúlio Vargas em 1930, onde durante a segunda guerra mundial adota a política de barganhas, e assim iniciando o processo de desenvolvimento nacional. Logo analisaremos o nacional

[pic 1]

1 Discente do Curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Pampa, lianevargas.aluno@unipampa.edu.br

desenvolvimentismo no período de governo de Jucelino Kubitschek, e assim chegamos a Operação Pan Americana onde será analisado o motivo dela ter sido desenvolvida, como se desenvolveu como foi o reconhecimento no sistema internacional e os desfechos, após farei a conclusão a respeito da importância da Operação Pan Americana para o multilateralismo e políticas futuras que seriam baseadas nela.

  1. Antecedentes históricos do Nacional-Desenvolvimentismo

Historicamente o nacional-desenvolvimentismo tem o seu início em 1930, a partir do Governo de Getúlio Vargas, que através de uma nova visão acaba reinventando a política externa brasileira, basicamente essa nova política foi formada através do desenvolvimento nacional a partir de sua política externa (MANZUR, 2014).

Manzur(2014, p. 172) diz que “Tendo em vista seus objetivos, Vargas deu o tom de uma nova linha de conduta para a política exterior do Brasil, estabelecendo uma tendência que se fez presente”.

Getúlio Vargas trouxe mudanças significativas para o país em busca do desenvolvimento nacional. O setor industrial foi um dos principais pois só ocorreu um considerável desenvolvimento, a partir das medidas tomadas por ele, que ajudaram a desenvolver empresas estatais assim como os trabalhadores brasileiros que ganharam benefícios que antes de seu governo eram inexistentes.

DE LIMA (2013 p.10) afirma que “O redesenho institucional permanente dos anos 40, durante a Segunda Guerra Mundial foi determinante para inserir cultural e politicamente a nação brasileira na relação com a política externa.”

Para o Brasil, cuja economia começou a ser reorientada na década de 1930, da produção de bens primários para um processo de industrialização e urbanização, o comércio exterior era de importância econômica e política suprema. Ele era vital para garantir uma recuperação substancial da depressão e para assegurar às classes dominantes as melhores condições para sua reprodução. Também era questão crucial para o Estado, já que dependiam do comércio exterior os recursos materiais e políticos para os programas governamentais,

bem como a possibilidade de manter a estabilidade interna e de desempenhar um papel significativo nos assuntos internacionais. (MOURA, Gerson, 2012, p.51)

Vargas procurava uma maior autonomia internacional para conquistar os interesses nacionais e ajudar diversos setores da sociedade. A barganha de Vargas durante a segunda guerra mundial trouxe investimento dos EUA o que ajudou no projeto siderúrgico do Estado, na modernização dos armamentos das forças armadas do Brasil e o reaparelhamento. Após a guerra cresceu a presença do país no sistema internacional e nossa atuação na América do Sul.

Através dessa política de manobra do governo de Getúlio Vargas, foram fundadas várias empresas nacionais em áreas estratégicas, que ajudaram a dar continuidade no nacional-desenvolvimentismo no Brasil.

Quando Getúlio Vargas assume o seu segundo governo, encontra um cenário distinto do que havia deixado na época, já não havia mais a possibilidade de barganhar com os EUA, pois esse país já era a potência hegemônica em todas as áreas, com grande influência na região da América Latina, o mundo estava em um contexto de final de segunda guerra mundial e início da Guerra Fria, onde o foco era o continente Europeu.

Para o desenvolvimento industrial da América Latina eram necessários bens de capital e insumos, sendo esta dependência da importação de tecnologia sua grande e crescente vulnerabilidade. A única nação em condição de oferecer estes itens, bem como empréstimos, eram os Estados Unidos. Com a formulação do Plano Marshall, a América Latina não foi atendida com ajuda econômica pública. Apenas sobrariam os recursos advindos de investimentos do capital privado norte-americano. (MOREIRA; QUINTEROS; SILVA, 2010, p. 199).

Foi com esse novo cenário internacional que Getúlio Vargas precisou mudar os planos de seu governo, que era de buscar mais autonomia, prestigio internacional e desenvolvimento, não conseguiu seguir em frente com o nacional-desenvolvimentismo do Brasil. Isso só voltaria acontecer novamente no governo de Jucelino Kubitschek, onde se tornou mais perceptível.

  1. Nacional-Desenvolvimentismo do governo de JK

Ao assumir o governo, em 1956, Jucelino Kubitschek encontrou um cenário onde a América Latina viva um momento de nacionalismo intenso, de antiamericanismo e contra o imperialismo. A relação entre Brasil e EUA estava se deteriorando. (CERVO; BUENO, 2011)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (132.1 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com