TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Neo Realismo

Por:   •  13/4/2017  •  Resenha  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  608 Visualizações

Página 1 de 2

O Neo Realismo constitui uma abordagem teórica contemporânea das Relações Internacionais pautada primordialmente pela reconfiguração da teoria realista clássica. A introdução das Organizações Internacionais como ator relevante na compreensão do mundo atual e a ciência como estrutura epistemológica da produção de conhecimento na área estruturam os dois pontos principais da nova teoria. A consolidação da Organização das Nações Unidas propicia o aparecimento e desenvolvimento do Neo Realismo.

O Realismo clássico discorre a respeito da centralidade estatal, a qual objetiva a sua sobrevivência através do poder. O Estado, no Sistema Internacional, caracteriza-se como ator central, ator monolítico, agente unitário, soberano e auto interessado. Todas as interações estatais, as quais constituem-se como um jogo de soma zero, envolvem a desigualdade de poder. O Sistema Internacional, para os Realistas, é estruturalmente anárquico, fato que obriga os Estados a preocuparem-se, prioritariamente, com a sobrevivência. As Organizações Internacionais, de acordo com a teoria realista clássica, constituem um mero epifenômeno no ambiente externo, as quais existem porém não influenciam no comportamento estatal.

O transcurso da teoria realista para a abordagem neo realista se dá com a introdução do uso do método científico nas ciências humanas e, também, com a consolidação das Organizações Internacionais. Em relação ao primeiro, os neorrealistas e realistas clássicos acordam que o comportamento dos Estados configurava-se de maneira regular passível de comprovação. O uso do método científico, dessa forma, não constituiu uma dificuldade analítica para a nova teoria. No entanto, a consolidação das Organizações Internacionais constitui um óbice na formulação básica do Neo Realismo devido ao fato de deprimir a soberania de um Estado. O surgimento das armas de destruição em massa, todavia, demanda a consolidação de Instituições Internacionais. Torna-se racional, no âmbito da teoria Neo Realista, arquitetar um organismo no Sistema Internacional capaz de evitar uma possível tragédia dos comuns.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (35.4 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com