TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Nicolau Maquiavel (1469-1527) 

Por:   •  17/11/2021  •  Seminário  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

1.1 Nicolau Maquiavel

Nicolau Maquiavel (1469-1527) foi um filósofo político, historiador, diplomata e escritor italiano, autor da obra-prima "O Príncipe". Foi profundo conhecedor da política da época, estudou-a em suas diferentes obras. Viveu durante o governo de Lourenço de Médici. Realista e patriota definiu os meios para erguer a Itália.

Maquiavel usou a expressão: "Seja uma raposa e leão". Para que o Governante seja esperto e ágil como uma raposa para descobri as armadilhas, e tenha a coragem de um leão para poder impor sua opinião quando necessário.

Essa expressão pode ser interpretada de várias formas, e uma delas seria o líder dizer Não quando haja necessidade. Pois há pessoas que querem ouvir um SIM e essa poderá ser uma das armadilhas que ele deverá enfrentar.

1.2 Estado, Virtu e Fortuna

O fim maior do Estado é manter a ordem e dessa maneira garantir o próprio poder, para isso, são necessários virtu e fortuna. Segundo as interpretações da obra de Maquiavel, a virtu se classificaria como habilidades necessárias para o governante ser capaz de manter a ordem e a estabilidade, como exemplo, a racionalidade e a autonomia para lidar com situações complexas, tentar resolver problemas e alcançar resultados.

A fortuna é o acaso, são situações externas que estão fora do controle do governante e requerem virtu para serem lidadas. A força pode ser necessária para levar um governante ao poder, mas sozinha ela não consegue mantê-lo, um governante virtuoso procura criar instituições que facilitem o “domínio” da população, de maneira a evitar que um poder rival se imponha.

A força explica o fundamento do poder, porém é a posse da virtu a chave para o sucesso do príncipe.

1.3 Ruptura com o medieval

Maquiavel, por ser um filósofo renascentista, ao escrever o príncipe, deixa explícita a ruptura com a antiguidade clássica, uma vez que demonstra um feudalismo falido pela demonstração da instabilidade da península por meio da crítica e ensinamento de como conquistar e manter o poder de uma região de diversas maneiras. Além disso, ele ensina como lidar com a Igreja e os dogmas impostos, já que a ética cristã é falível e não leva á riqueza do principiado, pois eles condenam o acúmulo de bens em uma vida pós morte, levando Maquiavel a defender a vida terrena fazendo uma quebra com a principal pragmática medieval.

2. REFERÊNCIAS

JUNIOR. Levi. SEJA UMA RAPOSA E UM LEÃO. 2016. Disponível em: <https://medium.com/@levyjunior/seja-uma-raposa-e-um-le%C3%A3o-829aaefe951e>. Acesso em: 21 Março 2021.

FRAZÃO. Dilva. NICOLAU MAQUIAVEL: FILOSOFO POLITICO E ESCRITOR ITALIANO. 2019. Disponível em: <https://www.ebiografia.com/nicolau_maquiavel/>. Acesso em: 21 Março 2021.

WEFFORT. Francisco C. OS CLASSICOS DA POLITICA. Volume 1. Editora Ática.

MAQUIAVEL E A RUPTURA COM O PENSAMENTO POLITICO DA ANTIGUIDADE CLASSICA. Blog do Dario. 2016. Disponível em: <https://dariodasilva.wordpress.com/2016/08/08/maquiavel-e-a-ruptura-com-o-pensamento-politico-da-antiguidade-classica/>. Acesso em 21 Março 2021.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (45.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com