TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Politica?

Artigo: O Que é Politica?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 4

Questões dirigidas: O que é Política?

1. Qual a relação de política com a dimensão histórica?

A política teve papel de suma importância no cenário histórico, pois por meio desta foram acontecendo mudanças que refletem em nosso meio até os dias de hoje. A política surge junto com a própria história, as transformações do homem vivendo em sociedade, o que lhe da condições para interferir, desfiar e dominar o enredo da história, buscando desenvolver ações que visão resolver conflitos de interesses, o que configura a atividade política com a dimensão histórica.

2. Qual a diferença existente entre política e políticas?

Pode-se dizer que política faz referência ao poder político, todas as atividades associadas de algum modo à esfera institucional política, e o espaço onde se realizam, também são políticas. As relações com outros países, ou no que diz respeito à saúde, aos transportes, à educação; a palavra tem mais a ver com a administração dos negócios públicos, com realização de interesses sociais.

Pode-se dizer que políticas fazem parte do nível político institucional, porém também são partidos de alguma coisa, de determinados interesses em relação aos quais têm compromissos, são esses compromissos justamente que lhes conferem significados. Portando tendo duas face: uma em relação à sociedade e seus interesses; outra como política que disputa o governo.

3. Como o autor Wolfgang relaciona a concepção de Marx com a política? Porque ele usa o termo relações "coisificadas", homem "alienado"?

Wolfgang destaca a necessidade de canalizar esforços em conjunto, com a diversidade das possibilidades políticas, onde as condições objetivas determinam as condições subjetivas, relacionando assim o modo como Marx trata a política, onde a produção capitalista submete de um modo tão universal a sociedade, que as próprias relações com entre homens surgem como relações "coisificadas" entre o capital e a força de trabalho.

Ao usar o termo relações "coisificadas", ele define qual a relação do homem com o capital, em vez de as "coisas" servirem às pessoas, estas acabam achando que servem às coisas, perde se o valor que as coisas, os outros e ele próprio têm para si mesmo, submetendo-se ao mecanismo inexorável da reprodução capitalista.

O que o torna um homem "alienado", ou seja, inconsciente do fato de ser ele mesmo, homem, que produz a si mesmo, privando- se do seu papel de elemento dinâmico principal, de produtor da história.

4. Como é vista a atividade política para os gregos e os romanos?

Para os gregos a política é vista como uma forma de se impor autoridade a polis, "cidade -estado", o governante exerce poder supremo e de tirania, sendo assim uma referência comportamental para todos, sendo voltada para as famílias, já em Roma a política imperial girava em torno da exploração territorial e das riquezas roubadas

5. Qual a relação que Maquiavel faz com o Estado? Em que princípios norteia suas afirmações?

O Maquiavelismo é sempre lembrado quando se tornam caras as artimanhas realizadas por um governo que quer se manter a todo custo com o controle do Estado. O governo é o agente da atividade política de um Estado, sendo um agente da política, está impõe as condições e exigências.

Através do seu agente, a atividade política do Estado realiza-se concretamente, pelo exercício do poder do governo, o acesso à atividade política, portanto, depende da capacidade de se tornar agente, ou seja,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com