TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Política

Resenha: O Que é Política. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  Resenha  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

O termo Política deriva do adjetivo grego Pólis (politikós), que significa tudo o que se refere à cidade e, consequentemente, o que é urbano, civil e público. Na sua origem o termo Política assume uma significação mais comum de arte ou ciência do governo, com intenções descritivas e/ou normativas. No âmbito deste significado, o termo Política é, também, utilizado para designar obras dedicadas ao estudo da esfera de atividade humana que se refere às coisas do Estado.

Portanto, como está presente em todas dimensões da vida social, este tem por objetivo, elucidar proficuamente alguns pontos, de maneira objetiva e subjetiva ligada ao termo, mostrando assim, a política no decorrer da história aos dias atuais.

Apresentação

A política é uma referência permanente em todas as dimensões do nosso cotidiano, na medida que este se desenvolve como vida em sociedade. Embora o termo "política" seja muitas vezes utilizado de um modo vago, é possível precisar seu significado a partir dos movimentos que visam interferir na realidade social a partir da existência de conflitos que não podem ser resolvidos de outra forma.

Desta maneira, a política surge junto com a própria história, com o dinamismo de uma realidade em constante transformação que continuadamente se revela insuficiente e insatisfatória e que não é fruto do acaso, mas resulta da atividade dos próprios homens vivendo em sociedade.

Assim, é o que verá a seguir, a política em sua questão fundamental: sua relação com o poder.

A Política e as Políticas

Apesar do grande número de aspectos particulares aplicados a palavra "política", uma delas goza de indiscutível unaniminidade: a referência ao poder político, à esfera da política institucional. Portanto, todas as atividades ligadas de algum modo a essa esfera, e o espaço onde se realizam, também são políticas.

As pessoas, no seu relacionamento cotidiano, desenvolvem políticas para alcançar seus objetivos nas relações de trabalho, de amor ou de lazer; portanto, dizer "Você precisa se politizar mais" é completamente diferente de dizer "Você precisa ser mais político". Pois, dessa forma, estará se fazendo uma distinção entre valor político, que pretende interferir na estrutura do Poder Institucional, e o valor político não institucional, ligado a qualquer outro movimento fora da esfera da política institucional.

Deste modo, interessa perceber que, na verdade o que existe na sociedade são políticas, ou melhor, propostas políticas – seja elas por anseios e interesses sociais ou pela busca do poder institucional – e que estas se relacionam dinamicamente entre si e com a trama social, a que procuram conferir uma expressão política.

O Poeta e o Libertador

A freqüente sensação de camisa-de-força com que a política é encarada pelas pessoas em suas atividades individuais é o que acaba tornando a política uma espécie de mal necessário, uma atividade social transformadora pela qual se visa realizar certos fins utilizando-se de determinados meios. Enfim, um instrumente de que há precisão na vida em sociedade.

Portanto, a pessoa alienada oculta-se ao papel de elemento dinâmico principal, de produtor da historia. Portanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com