TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRATADO DE NÃO-PROLIFERAÇÃO DE ARMAS NUCLEARES (TNP)[

Por:   •  19/7/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 6

O TRATADO DE NÃO-PROLIFERAÇÃO DE ARMAS NUCLEARES (TNP)

Pré-projeto apresentado ao IUPERJ - Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro, da universidade Candido Mendes, como requisito parcial para a elaboração da Monografia de Conclusão do Curso de Bacharelado em Relações Internacionais.

RESULTADO: ________________________________

Rio de Janeiro, _______ de ______________ de __________.

1 INTRODUÇÃO

No âmbito das Relações Internacionais as questões ligadas a conflitos sempre estão em evidência, ou seja, é um dos pontos principais ao qual devemos estar atentos. Este trabalho analisa historicamente a evolução dos conflitos internacionais e diagnostica quais foram os motivos para a criação do Tratado de Não-proliferação de Armas Nucleares. A intenção é também esclarecer como os conflitos nos primeiros 50 anos do século XX eram administrados, quais as medidas tomadas para a resolvê-los, além de verificar a motivação dos ataques com o uso de armas Nucleares como ocorreu em Nagasaki e Hiroshima, no Japão, em 1945 e que gerou sem dúvidas muito medo na população mundial assim como nos grandes líderes.

O contexto no qual ocorreu o a criação do Tratado, em 1969, era de extrema hostilidade entre as grandes potências mundiais: EUA e URSS. As relações diplomáticas e de comércio estavam se fortalecendo novamente anos após a segunda guerra mundial e, a corrida por poder, desde sempre, é algo corriqueiro no âmbito mundial, principalmente por parte de países poderosos e com receio sobre o adversário durante a Guerra fria. Logo, é objeto deste trabalho também foca nos episódios de uso de armas nucleares em conflitos, a condições do Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares (TCP), os desafios para sua ratificação e cumprimento em um contexto de crescimento dos Estados que defendem sua total Soberania e Poder.

Há uma análise dos desafios aos quais o TCP enfrenta desde a sua criação e, também principalmente no âmbito das Relações Internacionais atual, ou seja, em um contexto de crescimento de governos com posicionamentos mais nacionalistas e que defendem a soberania e o poder acima das relações multilaterais. Portanto as análises e conclusões neste trabalho poderão fornecer um overview mais completo sobre a história e criação da energia Nuclear e seu uso para criação de armas assim como a preocupação que o seu uso gera e qual é a situação atual em relação ao assunto.

5

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA E PROBLEMA DE PESQUISA

TEMA

- Relações Internacionais→ Conflitos Históricos→ Evolução de Armas e Tecnologia→ Uso de Armas Nucleares→ Segunda Guerra Mundial→ Guerra Fria→ Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares→ O Tratado de Não-Proliferação de Armas Nucleares: Os desafios para ratificação no contexto político mundial atual

PROBLEMA

Partindo do que é visto na história Mundial, ou seja, considerando vários conflitos armados entre diferentes povos e Estados e levando em consideração o crescimento de recursos tecnológicos no uso de armas e ferramentas de guerra, o presente trabalho reúne um apanhado histórico de episódios conflituosos e de uso de armas nucleares para responder ao problema seguinte: “Quais são as medidas que o Tratado de Não proliferação implica aos Estados que ratificaram o tratado e, quais são no contexto politico atual mundial, os desafios para que seja diminuído a produção de armas nucleares e químicas?”

HIPÓTESES

Tendo o trabalho analisado o contexto histórico das Relações Internacionais e mostrado os episódios do uso de armas nucleares, e observando que a utilização destes recursos ameaça a paz mundial e a sociedade Internacional, as hipóteses levantadas para este trabalho são que: 1. O uso de armas nucleares atualmente gera uma ameaça a existência humana e, 2. Com o crescimento de governos nacionalistas será mais difícil haver negociações que interfiram em questões nacionais e internas dos países.

6

1.2 JUSTIFICATIVA

O presente estudo foi elaborado porque não há no Brasil muitos estudos em relação ao tratado de Não-proliferação de Armas Nucleares e também porque se trata de um assunto de extrema importância no âmbito das Relações Internacionais já que mostra através de uma evolução histórica alguns episódios de criação de armas com o uso da energia Nuclear e por fim, mostra a atual situação mundial de crescimento dos governos nacionalistas o que pode trazer à relações multilaterais consequências ruins considerando a busca do aumento de poder econômico e militar dos Estados. Através deste trabalho será possível entender sobre o assunto e ter uma ideia mais aprofundada entendendo sobre a importância de não criar mais armas com esta tecnologia tão mortal e cada dia mais bem elaborada e conhecida.

1.3 OBJETIVOS

1.3.1 Objetivo Geral

O Objetivo do trabalho é expor a evolução histórica da criação e do uso de armas nucleares mostrando como essa energia tão poderosa teve influência significativa para o aumento do número de vítimas na segunda guerra mundial e como o seu uso pode ser maléfico para a sociedade internacional.

1.3.2 Objetivos Específicos

Identificar as características do tratado e mostrar o quê o tratado tinha como desafios para que houvesse a ratificação pelos os Estados. Localizar os episódios de uso da energia Nuclear como ferramenta de amostra de poder. Mostrar quais são os desafios no contexto político mundial atual para que o Tratado continue vigente e que as ratificações aumentem. E por fim, esclarecer quais são os Estados que possuem armas Nucleares e quais consequências que o seu uso pode acarretar ao mundo.

7

2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

TIPO DE PESQUISA

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com