TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O campo de estuda das relações internacionais

Por:   •  14/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 4

Módulo A

O campo de estudo das relações internacionais

Sumário

  • O campo dos estudos das relações internacionais
  • Histórico do sistema de Estados
  • Mundo moderno
  • Segurança
  • Liberdade
  • Ordem
  • Justiça
  • Bem-estar
  • Os estados contemporâneos em transição


O campo dos estudos das Relações Internacionais 

Em 1919 no Reino Unido surgiu o primeiro curso de relações internacionais. A criação do curso tinha como propósito formar profissionais capacitados para resolver conflitos internacionais através da diplomacia, e não pelo pela guerra, como havia ocorrido varias vezes anteriormente.

A primeira guerra mundial deixou visível as tragédias provenientes de grandes conflitos entre grandes poderes, assim possibilitando a criação dos primeiros passos para criação de instituições legais efetivas que pudessem impedir as guerras entre grandes potências.

Considerado um curso das ciências humanas e das ciências sociais, as relações internacionais é  um curso diferente das ciências políticas,que visa estudar as relações internas em um país,as relações internacionais estuda as relações de um país com o resto do mundo,podendo envolver relações transnacionais,que não envolvem dois Estados.

A finalidade da existência de uma teoria das RI é criar métodos e conceitos que permitam a compreensão da natureza e do funcionamento do sistema internacional.

Histórico do sistema de Estados

O sistema estatal nem sempre existiu, ele foi criado a partir de uma organização social em determinada época. O mesmo possui vantagens e desvantagens que se alteram diante ao passar do tempo.

Antes da existência do sistema estatal as vidas políticas eram organizadas de diferentes formas, uma das mais usadas foi o império político. Diante a isso pode se supor que o sistema estatal pode deixar de existir um dia.

A Grécia Antiga possuiu o primeiro sistema estatal, que era chamado de Hélade,e abrangia um grande numero de cidades – Estado,cidades essas que eram pequenas em território e população.Cada cidade possuía as suas próprias leis e próprio governo,mas continham a língua,cultura e religião em comum.

O fim do império Grego se deu diante a derrotas sofridas contra impérios vizinhos, e assim surgiu o império Romano.

O Império Romano se espalhou pela Europa e países vizinhos, dominando territórios e subordinando as populações que viviam nessas regiões. Após a revolta da população o Império Romano foi perdendo seu poder até chegar ao fim após séculos de existência.

Alguns outros impérios surgiram depois, como o Bizantino e o Império medieval. O medieval era caracterizado pela descentralização de poder. Durante a Era medieval a influencia de igreja católica cresceu, assim trazendo a religião como desencadeante de determinados conflitos da época, como as Cruzadas,ou conflitos entre cristãos e Muçulmanos.

Mundo Moderno

Junto com o mundo moderno nascem os Estados nacionais, que eram monarquias nacionais absolutistas. Onde o Estado conquistou território e o transformou em propriedade estatal. Nesse período ainda não existia espaço para a existência de instituições, povos ou territórios semi-independentes, o sistema determinava o território como consolidado, unificado e centralizado sob um governo soberano. Nessa configuração frequentemente, Espanha, França, Áustria, Inglaterra, Dinamarca, Suécia, Holanda, Polônia, Rússia, Prússia e outros Estados europeus do novo sistema estatal estavam em guerra.

Em 1648 o Acordo Vestfaliano legitimou uma comunidade de estados soberanos, assim acabando com a guerra dos 30 anos.

Hoje em dia, o estudo das relações internacionais é o estudo do sistema global de  Estados.Para entender o significado de relações internacionais é necessário compreender a vida dentro de um Estado.

O Estado deve garantir segurança, liberdade, ordem, justiça e bem – estar.

Segurança

O papel do estado é garantir a segurança para os cidadãos , tal que é feita através do armamento que o Estado possui,mas ao mesmo tempo que o Estado protege,ele está ameaçando a segurança dos cidadãos do outro Estado. Para que haja um equilíbrio é preciso que os Estados hajam de uma maneira amistosa, mas nem sempre isso acontece, e devido a isso é fundamental a existência das forças armadas de cada país.é por esse motivo também que existem as Alianças entre Estados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (80.4 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com