TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O futuro das transnacionais brasileiras

Por:   •  8/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  699 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

As empresas que realizam exportação de seus produtos devem estabelecer planejamento e ser diferenciadas no mercado em que atuam. O Brasil está enfrentando muitas dificuldades este ano para se destacar, pois a instabilidade financeira dificulta o sucesso da exportação. Empresas por uma questão de sobrevivência precisam se destacar no comercio internacional, sendo que o Brasil se tornou forte em exportador de capitais. Será apresentado neste trabalho alguns aspectos relacionado a situação atual nas exportações das empresas transacionais brasileiras.

As empresas que se destacam referem-se as que apresentam produto diferenciado no mercado externo, porém, produtos como o ferro e seus concentrados que tradicionalmente são exportados apresentaram forte queda este ano, em função da crise financeira iniciada em 2008, devido a instabilidade do euro e do dólar.

Possibilidade de crescimento de empresas transnacionais brasileiras

Para que as empresas obtenham crescimento no mercado internacional, devem conhecer e respeitar a cultura de outros países, analisar a instabilidade cambial e verificar os custos tributários para importação dos produtos. E também, produtos diferenciados que não são produzido no exterior são os produtos que mantem-se em alta no índice de sucesso de exportação conforme site Brasil economia e emprego: as empresas brasileiras que mais tiveram sucesso em conquista de novos mercados e contratos de venda futura de negócio estão aquelas que investiram em produtos únicos, com alto valor agregado e que deram destaque às características tipicamente brasileiras: as fabricantes de chocolate Nugali e Garoto, indústrias de caramelo, Embaré, e de balas, Docile, e a fabricante de doces e snacks de amendoim, Santa Helena.

De acordo, com site Santa Cruz: o sucesso das exportações brasileiras e, consequentemente, dos empresários nacionais e da economia como um todo, não dependem exclusivamente da capacidade de produção e da intenção dos empresários. É fundamental que haja compartilhamento de interesses por parte do governo e, de fato, políticas pró-ativas de estímulo à exportação. Ou seja, governo e empresários devem manter alinhados para obter sucesso no mercado internacional. A parceria entre governo e empresários tem importância fundamental para o sucesso de todos os envolvidos, pois, as operações dependem uma série de variáveis que devem ser respeitadas, para reduzir o risco de prejuízos e insucesso da operação das empresas que entram neste mercado internacional.

Possibilidade de retração de empresas transnacionais brasileiras

As empresas brasileiras enfrentam dificuldade na exportação de seus produtos, sobretudo no que concerne aos procedimentos alfandegários e aos custos portuários e do frete internacional, às dificuldades de acesso aos financiamentos e a falta de um cadastro único do governo, que simplificaria e agilizaria os procedimentos nesta área.

A instabilidade cambial também é um fator a ser considerado como a maior dificuldade de exportação, pois, as empresas precisam considerar a taxa de câmbio da data de recebimento da exportação e atualmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com