TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que teria causado a nova guerra e porque?

Por:   •  26/11/2019  •  Resenha  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

O que teria causado a nova guerra? Por que?

Para começar, havia um consenso entre os historiadores que grande da responsabilidade era de Adolf Hitler, com seu infame desejo de tornar a Alemanha a mais forte do mundo e subjugando todas as demais raças. Em detrimento de um, que foi historiador A.J.P. Taylor, que diz em seu livro “The Origins of the Second World War” que um estadista tem um valor menor do que aquele que aparentam ter, ou seja, nada mais fazem além de defender o interesse nacional. Logo, a criação e uso da suástica, as camisas pardas e outros emblemas do regime nazismo era apenas uma estratégia política.

Nos países mais ricos, as comoções internacionais. Principalmente Alemanha ainda ressentida com o resultado da primeira guerra mundial. E então quem veio como o salvador da pátria e nacionalismo alemão foi o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. Em 1933 Hitler torna-se chanceler da Alemanha e no mesmo ano o mesmo declara: “O Partido tornou-se Estado” (construir a Grande Alemanha e obter hegemonia no continente e no mundo, sob a justificativa da superioridade ariana), todos os âmbitos políticos perderam sua autonomia.

Na França, guerra e crise se confundiram, com a primeira afundando a segunda. Com a invasão alemã e a dispersão das tropas francesas, provocou um ambiente de pânico generalizado entre os civis e a crise política aumentou. E então a frança assinou a rendição em 1940. E essa rendição representou o grande triunfo de Hitler e a abertura de uma ferida profunda na nação francesa: a metade norte da frança (inclusive Paris) e toda a costa atlântica seriam ocupadas pelo alemães, um governo francês seria responsável pela administração de todo o país cooperando com as forças alemãs na zona de ocupação e pagando os custos de manutenção das forças alemãs. Ainda, Hitler exigiu que se retirasse do museu o vagão ferroviário em que em 1918, o marechal Foch havia aceitado a rendição alemã. E desse modo chegava o fim da Terceira República Francesa, ao mesmo que se iniciava uma divisão até hoje não completamente superada.

A Guerra contra a União Soviética tinha uma ideologia nazista e um objetivo geopolítico central. Os generais alemães advertiram Hitler da inconveniência de ampliar a guerra para duas frentes, entretanto segundos os cálculos de Hitler a guerra em duas frentes (União Soviética e Inglaterra) deveria ser bem curta. Entretanto, a Operação Barbarossa foi adiada por conta do ineficaz ataque italiano à Grécia e o inconformismo do povo iugoslavo com a acomodação de seu à ordem imposta pelos nazistas obrigaram os alemães a intervir nos dois países.

A situação do exército soviético não era dos melhores, e por isso o ataque nazista foi bem sucedido: aproximadamente 3 milhões de soldados soviéticos foram mortos ou aprisionados. Todavia, chegou o mês de outubro e com ele as chuvas e isso torna dificultosa a movimentação das tanques alemães e, surpreendendo mais ainda os alemães, o inverno chegou em dezembro e a situação dos mesmos se tornou dramática e então a invasão passou a ser decidida pelo potencial humano e pela disponibilidade de recursos materiais. Evidentemente os soviéticos se deram muito bem.

Japão vs EUA : A principal razão para a expansão japonesa residia na dialética entre crescimento econômico e carência de matérias primas. Quanto mais a indústria crescia, mais necessitava-se de importar ferro, carvão e petróleo. E como os EUA era o principal provedor de petróleo dos japoneses, eles passaram a contingenciar exportações para o Japão. O objetivo dos EUA era derrotar o Japão sem ter que disparar um tiro sequer, e por isso suspendeu o Tratado Americano-Japonês de Comércio e Navegação. Entre aceitar a superioridade dos EUA e desafiar seu poder, desencadeando uma guerra, o Japão decidiu apenas ocupar as áreas que pudessem ser rapidamente utilizadas para a produção de matérias-primas e apropriar-se das rotas marítimas para transportar as matérias-primas para o Japão. Após o ataque japonês a Pearl Harbor, Hitler declarou guerra aos EUA, assim acabando as dúvidas do Congresso americano a respeito do ingresso do país a guerra. Entretanto, quando foi lançado o ataque japonês aos americanos, os objetivos políticos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com