TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O surgimento de uma cultura popular no Brasil

Tese: O surgimento de uma cultura popular no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/8/2014  •  Tese  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 4

1. Faça uma síntese relatando o processo de surgimento da cultura popular no Brasil:

Entende-se por cultura popular um conjunto de práticas culturais levadas a cabo pelos extratos inferiores, pelas camadas mais baixas de uma determinada sociedade. Além disso, seu conceito também está relacionado com uma cultura de massa. No Brasil, a cultura popular surgiu na segunda metade do século XIX, com o ideal da construção de uma identidade nacional. Primeiramente, as discussões estavam ligadas a questão do caráter nacional, e só depois se concentrou em torno da identidade nacional. A fase do Romantismo foi percussora na busca por uma identeidade nacional, por isso colocou à tona hábitos indígenas e africanos, como símbolos brasileiros.

Foi por volta de 1930, com o governo de Getúlio Vargas, que a cultura passou a ser vista como um importante lócus de interferência do estado no sentido de se produzir um ideal de homem brasileiro. O samba foi uma das maiores expressividades da cultura nessa época. O Brasil encontrava-se em uma nova etapa de seu desenvolvimento e o capitalismo se fortlecia, cada vez mais, no país.

Sílvio Romero foi um dos percussores folcloristas e afirmou, em sua trajetória, que a cultura popular brasileira é típica do povo, que detém o saber tradicional, o que compõe a identidade nacional. Desta forma, a cultura popular é a própria identidade do povo.

2. Explique o que é folclore. Mostre sua importância na formação cultural brasileira:

Folclore é uma palavra inglesa que vem da junção de folk (povo) e lore (saber). Sendo assim, significa o saber do povo que é transmitido, oralmente, pela tradição.

A importância do folclore para a cultura brasileira se dá desde a continuidade de histórias lendárias ou não que compuseram a história do país tal como as manifestações culturais que dele provém. Isso faz com que o homem brasileiro se destaque no contexto mundial, sendo conhecido por suas manifestações folclóricas.

3. Defina o termo modernidade. Mostre como se operou o processo de modernidade na cultura brasileira.

A modernidade é um novo movimento epistemológico, no qual o sujeito cognoscente assume o poder instituinte da nova realidade imanente à história que levaria o homem à emancipação e liberdade. (GOERGEN, 2001) A modernidade consolidou-se com a Revolução Industrial, quando se edifica o forte capitalismo.

Se, por um lado, a modernidade aparece na cultura brasileira, com o surgimento de indústria e do ideal liberal, com o advento tecnológico, por outro lado, surgem as desigualdades sociais. Desta forma, a cultura se mistura às formas de vida daqueles que dispunham de maior prestígio social. Isso é um dos fortes traços da Modernidade.

4. “Há um sentimento de que, no Brasil, as ideias e práticas culturais [...] possuíam terras e a opressão para os escravos”.

Comente o trecho acima:

Com base no trecho acima, entende-se que, por muito tempo o Brasil fez uso de mão-de-obra escrava e, apesar disso, foram os donos de escravos que aderiram ao ideal abolicionista. Porém, isso não ocorreu por motivo de arrenpendimento ou sentimento bom em relação aos escravos. Deu-se pelos interesses econômicos e sociais que falavam mais alto na época. Era a continuação do capitalismo. De um lado, os brancos continaram com suas fazendas e seus lucros. Por outro, os escravos abandonados e pobres lutavam pela sobrevivência e amenização da vida miserável que levavam.

5. Faça uma resenha informativa do texto de apoio:

DURAND, J. C. Cultura como objeto de política pública. Apostila de Introdução à cultura brasileira. Curso de pós-graduação. Patos de Minas: Instituto Coimbra, 2010.

José Carlos Durand é sociólogo, professor e coordenador do Centro de Estudos da Cultura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com