TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura Popular Do Brasil

Trabalho Universitário: Cultura Popular Do Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2013  •  3.546 Palavras (15 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 15

CULTURA POPULAR DO BRASIL

Lidiane Ferreira Pes

Professora – Jaqueline Karkaba

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Curso (445) – Prática do Módulo III

30/06/13

RESUMO

Este resumo tem por objetivo mostrar as contribuições que cada povo teve na formação da cultura popular do Brasil, sendo que existiram muitas etnias que colaboraram com esta formação, e cada qual influenciou uma região desse imenso país. Por isso será comentado as principais características dos indígenas, portugueses, africanos, italianos , japoneses , árabes e americanos. Para encontrar estes dados foi pesquisado no livro O Brasil Imigrante de Eloy Locava Pereira e alguns blogs ,contudo conclui-se que o Brasil é um país eclético, um misto de culturas.

Palavras-chave: Brasil. Formação. Cultura.

1 INTRODUÇÃO

Desde que os portugueses chegaram ao Brasil em 1500 , está terra se tornou uma excelente oportunidade de trabalho e de vida, chegando se deparam com a cultura indígena muito diferente da cultura europeia , logo trouxeram os africanos de varias tribos, mais tarde vieram outras etnias da Europa ,Oriente e America. Cada povo tentou o deixar está pátria com a cara do país de origem , gerando assim uma diversidade de costumes.

Este trabalho tem por objetivo analisar algumas contribuições que cada povo que migrou para o Brasil deixou na formação da cultura brasileira. Esta formação teve influência de muitas culturas começando pelos indígenas que já habitavam nosso território, posterior chegou os portugueses que dominaram por alguns séculos a formação cultural , mesmo sendo o povo brasileiro um mosaico étnico , todos falamos a mesma língua ( o português) , e foram os portugueses que trouxeram os africanos , contra a vontade e em regime de escravidão, mas em se tratando de contribuição para nossa formação tiveram uma grande participação na cultura brasileira. Passado alguns anos , começaram a chegar novas etnias , todos em busca de uma nova vida , como os italianos, alemães, poloneses, árabes , japoneses, alem da influencia dos Estados Unidos, principalmente nas ultimas décadas.

A seguir será relatado um pouco das contribuições que cada etnia nos deixou, e que hoje compõe a cultura popular brasileira:

2 INDIGENAS

A chegada dos europeus , principalmente dos portugueses , marcou o inicio do fim da cultura de algumas tribos que aqui habitavam , representando em grande parte a destruição física dos índios por meios de guerras e escravidão , sobrevivendo uma pequena parcela.

O povo indígena contribuiu muito mais além do que um conjunto de palavras e objetos , técnicas de manejo de ambiente , eles fazem parte da sociedade brasileira , atuando constantemente para defender seus direitos e territórios . Foram fundamentais no inicio da colonização lutando ao lado do europeus e ajudando a definir as fronteiras do país.

Existe atualmente 180 línguas indígenas diferentes , havia muito mais dialetos , mas o contato com a língua portuguesa , apartir do século XVI , extinguiu com a metade da língua nativa. O Tupinambá e o Guarani foram as principais linguas tupi guarani usada pelos moradores do litoral e os missionários Jesuítas a utilizavam para se comunicar com os nativos, o padre espanhol Jose de Anchieta criou 30 composições líricas e dramáticas em Tupinambá . Esta língua era chamada Brasílica , no século XVII, na época era usada como língua corrente entre portugueses e seus descendentes (mestiços) e escravos africanos. Além de dar também a origem a língua geral Amazônica , hoje é conhecida por Neengatu, língua falada na bacia do Rio Negro.

Algumas palavras de origem indígena absolvidas pela Língua Portuguesa:

-Biboca ( guarani yvyoca): casa de barro;

-canoa ( caribe canuaria): embarcação;

-pereba ( guarani perê): cicatriz , mancha;

-pipoca ( guarani popó): saltar , brincar;

-pitar (guarani pita): fumar;

-Bauru(ybá-urú): cesto de frutas;

-caboclo: procedente do mato;

-caxumba: inflamação nas glândulas salivais;

-caçula: filho mais novo;

Alguns nomes de cidades e Estados que tem origem Tupinambá:

-Araraquara: formigueiro de arará;

-Butantã: chão duro;

-Caraguatatuba: gravatazal

-Ipanema: rio sem vida , sem sorte:

- Ipiranga : rio vermelho

-Itaim: pedrinhas;

-Itaquaquecetuba: lugar onde há muita taquara-faca;

-Jacareí: rio dos jacarés;

-Jundiaí: rio dos bagres;

-Moji mirim: rio pequeno das cobras;

-Paraíba: rio ruim;

-Piracicaba: lugar onde chegam os peixes;

-Sergipe: rio dos siris;

-Ubatuba: onde há muita cana para flecha;

O conhecimento indígena sobre as plantas e frutos nativos vem de experimentações no manejo e domesticação destas durante muitas gerações passadas, podemos destacar: a mandioca(aipim), o milho, a batata doce, o feijão , o tomate, o amendoim, o tabaco, a abobora , o urucu, as cuias , o abacaxi, o mamão, a erva –mate, e o guaraná além das arvores do caju, pequi e cacau.

2.1 PORTUGUESES

“ A imigração no Brasil , estimulada por meios oficiais , data dos fins do século

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com