TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cultura popular

Seminário: Cultura popular. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  Seminário  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  768 Visualizações

Página 1 de 3

A educação sempre contribuiu para o desenvolvimento da sociedade, ela é por sua origem um fenômeno social, estando relacionada ao contexto político, econômico, científico e cultural de uma sociedade historicamente determinada, procurando o verdadeiro sentido para sua evolução cultural.

A mesma apresenta uma compreensão pedagógica que se apóia na concepção do homem em sociedade. segundo Álvaro Vieira Pinto (1989, p.29),

“a educação é o processo pelo qual a sociedade forma seus membros à sua imagem e em função de seus interesses”.

Pode-se deduzir que, contudo a educação é um processo constante na história de todas as sociedades, não sendo a mesma em todos os tempos e em todos os lugares, e esta inserida ao projeto de homem e de sociedade que se quer ver ocorrer através do processo educativo. O processo educacional se dá através da família, igreja, escola e comunidade.

A educação não é preparação nem conformidade. Educação é vida, é viver, é desenvolver, é crescer. (DEWEY, 1971:29).

A educação é um acontecimento pessoal. É pela educação que a cultura e a humanidade são transmitidas, conservadas e transformadas. Educação tem tudo a ver com devir humano. A escola se faz em um espaço de participação, de compartilhamento, de disputa e de negociação de sentidos que implicam em transformações na vida pessoal de cada um dos que a freqüentam e na vida social de todos. A escola é um espaço em que produzimos, transmitimos e criamos cultura.

3. Cultura popular

A cultura faz parte do nosso intimo, somos criadores e propagadores da cultura, de forma que a manifestamos de diversas maneiras Os traços culturais estão intimamente relacionados a padrões abrangentes no desenvolvimento da sociedade. O nível de cultura material atingido numa dada sociedade influencia, embora não determine completamente, outros aspectos de desenvolvimento cultural.

Candau (2003) afirma que cultura é um fenômeno plural, multiforme que não é estático, mas que está em constante transformação, envolvendo um processo de criar e recriar. Ou seja, a cultura é por sua vez um componente ativo na vida do ser humano e manifesta-se nos atos mais corriqueiros da conduta do indivíduo e, não há individuo que não possua cultura, pelo contrário cada um é criador e propagador de cultura.

Para falar em cultura popular, considerando o Brasil, é preciso pensar, mesmo que seja de forma bastante esquemática, na existência de dois sistemas de conhecimento atuando de forma mais ou menos dialógica, um influenciando o outro, embora isso ocorra em graus diferentes.

Darcy Ribeiro (1972): afirma que: "[...] cultura é a herança social de uma comunidade humana, representada pelo acervo co-participado de modos padronizados de adaptação à natureza para o provimento da subsistência, de normas e instituições reguladoras das reações sociais e de corpos de saber, de valores e de crenças com que explicam sua experiência, exprimem sua criatividade artística e se motivam para ação".

3.1 FOLCLORE: CULTURA POPULAR, TRADIÇÃO

O termo folklore – folk (povo), lore (saber), foi criado pelo arqueólogo inglês Willian John Thoms

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com