TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ONU - Oitavo objetivo do milenio

Por:   •  8/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  2.102 Palavras (9 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS

CURSO DE JORNALISMO

UM ESTUDO SOBRE A CRIAÇÃO DE PARCERIAS MUNDIAIS EM BUSCA DE UM DESENVOLVIMENTO GLOBAL.

FREDERICO NUNES

GIOVANNI ROLIM ANTONELLI

SÃO PAULO

2º SEMESTRE – 2014

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS

CURSO DE JORNALISMO

UM ESTUDO SOBRE A CRIAÇÃO DE PARCERIAS MUNDIAIS EM BUSCA DE UM DESENVOLVIMENTO GLOBAL.

FREDERICO NUNES

GIOVANNI ROLIM ANTONELLI

Trabalho apresentado como requisito obrigatório

na composição da disciplina de Metodologia Científica,

 do Curso de Jornalismo, do Centro de Comunicação e Letras,

da Universidade Presbiteriana Mackenzie

sob a orientação do professor Ms. José Alves Trigo.

                                           SÃO PAULO

2º SEMESTRE - 2015

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.....................................................................................................4

OBJETIVO...........................................................................................................5

PERGUNTA-PROBLEMA....................................................................................6

HIPÓTESES........................................................................................................7

JUSTIFICATIVA...................................................................................................8

REVISÃO DA LITERATURA................................................................................9

CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................14

  1. INTRODUÇÃO

O tema escolhido é o oitavo objetivo do milênio, estabelecido pela ONU em 2000, que se trata da criação de uma parceria mundial para o desenvolvimento do mundo. Em outras palavras, pode-se alegar que o oitavo objetivo da ONU, ou como no Brasil é conhecido, “todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento”, é uma tentativa de avançar no desenvolvimento de todos os países do globo, através de medidas não discriminatórios que visem melhorar o sistema financeiro dos países de terceiro mundo, tratando de sua dívida externa e permitindo que os jovens destes países possam ter acesso a educação de qualidade e, por conseguinte alcançar um trabalho digno e produtivo.

Em se tratando de Brasil, pode-se afirmar que sua posição ainda é dúbia, se por um lado fica clara a quantidade absurda de riquezas e recursos naturais que o país possui, por outro, o mesmo ainda se atrapalha e patina nos obstáculos apresentados pelos mesmos países em desenvolvimento que são o alvo deste objetivo.

Por fim, deve-se citar como um exemplo das práticas que já estão sendo adotadas com o fim de alcançar tal objetivo, inclusive pelo próprio Brasil, que é o combate dos subsídios e insumos que o Governo americano fornece para os seus produtores de algodão, o que impede uma competição justa e saudável pelo mercado norte americano.

  1. OBJETIVOS

Este trabalho visa como medida inicial compreender de forma mais profunda o que é o 8 º objetivo do milênio e como ele vai ajudar a desenvolver toda a humanidade.

        Como segundo passo, irá pesquisar quais as medidas que já estão ou que ainda serão adotadas em prol de seu cumprimento, estudando cada uma delas de forma específica e detalhada e averiguando como estão sendo colocadas em prática.

        Por fim o trabalho irá de forma clara e sucinta, analisar os reais resultados já alcançados, com a finalidade de alcançar a parceria mundial em busca do desenvolvimento e quais as perspectivas reais de alcançar no final de 2015 o resultado firmado em 2000

  1. PERGUNTA-PROBLEMA

Faltando sete meses para o término da data limite, o que deve ser feito para a conclusão do objetivo traçado pela Organização das Nações Unidas?

  1. HIPÓTESE

O problema que tal projeto visa responder é a capacidade que a humanidade possui, pelos atos já praticados e que ainda serão nestes 7 meses que ainda faltam para a data limite, de realmente chegar a bater o objetivo traçado em 2000.

Tal pergunta tentará ser respondida ao longo do projeto, através da análise de todos os atos já praticados em função do objetivo, cruzando os resultados já obtidos com as metas parciais firmadas no ato da declaração, além da projeção de resultados que as já firmadas ações que serão colocadas em prática e por fim a elaboração de hipóteses e ações visando o resultado pretendido que podem surgir ao longo destes 7 meses.

Contudo, pela atual conjectura global tanto de resultados como de perspectiva de ações, parte-se da suposição de que o resultado firmado e pretendido não será alcançado na data limite.

  1. JUSTIFICATIVA

Primeiramente, deve-se reafirmar a importância dos 8 objetivos traçados em razão da data limite para sua concretização, 2015, ou seja, este ano, além disto, tal declaração realizada em 2000, possui tamanho peso pelo fato de ter possuído a adesão de todos os estados membros da ONU, 191, quando afirmaram cumprir em data limite, com indicadores quantitativos pré-fixados, os instrumentos que serviriam para melhorar o desenvolvimento da humanidade como um todo.

Foi decidido por dar a total atenção ao 8 º objetivo , por acreditar-se que o concretizando com satisfação, todos os outros 7 objetivos terão uma concretização mais facilitada, tendo em vista que, como já mencionado, visa a extinção da dívida dos países em desenvolvimento e a criação de trabalhos produtivos com acesso a informações e tecnologias que antes não eram alcançadas.

Como já afirmado e reafirmado anteriormente, acredita-se que com a concretização destes oito objetivos específicos a sociedade como um todo vai conseguir um desenvolvimento em todas as áreas, seja social, tecnológica, financeira, comercial, enfim, melhorar como de forma geral o futuro da humanidade, ajudando a diminuir as diferenças que assolam o mundo hoje em dia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (124.6 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com