TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oligopolio

Resenha: Oligopolio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/4/2014  •  Resenha  •  429 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

No exemplo citado do vídeo onde se propõe que o consumidor tenha uma atitude de mudança no consumo e de experimentação dos produtos da Seara, encontram-se características de cunho psicológico que buscam impulsionar as pessoas e reverem seus conceitos em relação à marca. Nesse contexto, podemos afirmar que os fatores psicológicos interferem muito no processo de compra.

Os fatores psicológicos estão relacionados com o emocional do indivíduo, dessa maneira agindo sobre sua forma de pensar, analisar, avaliar e escolher sobre qual preferência dar a determinado produto. Dentre seus conceitos mais relevantes, estão a motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitudes.

A motivação no consumo é alcançada através da busca intensa de algo, ou seja, quanto maior for à pressão para satisfazer-se, mais tensão será gerada em torno dessa necessidade, fazendo que a pessoa passe a agir em prol desse objetivo, no caso, a aquisição de um bem ou serviço. A motivação (do latim movere, mover – condição do organismo que influencia a direção do comportamento, orientação para um objetivo, É o impulso interno que leva a ação), é um sentimento pessoal onde o individuo reage de maneiras distintas, é influenciada por diversos fatores externos como o comportamento em sociedade, a busca pela melhoria na qualidade de vida, o suprimento das necessidades básicas e fisiológicas, e depois a satisfação de prazeres e realização. E nesse sentido o marketing vem sendo uma ferramenta muito forte no propósito de persuadir e motivar o consumidor.

Outro conceito importante nos fatores psicológicos do consumidor é a percepção, tido como o processo pelo qual as pessoas selecionam, organizam, e interpretam informações para formar uma ideia relativa ao produto ou serviço, esse conjunto de informações são obtidas através da convivência e de acordo como o indivíduo se relaciona, se comunica e se integra ao mundo a sua volta. Sua história de vida, sua personalidade e a sociedade em que está envolvido, o seu nível de educação e cultura, por exemplos, são pontos determinantes que influenciam sua percepção.

Devido a isso a percepção varia individualmente, tendo suas atenuações pela forma de interpretação que estiver subordinada e por ser avaliada com critérios como atenção, ou seja, o indivíduo busca e retém a informação que lhe for mais propícia e benéfica, e os critérios de distorção e retenção seletiva, que defende que a pessoa avalia e decide sobre determinado assunto ou produto já tendencioso com suas intenções pessoais, pelas referências recebidas e até pela forma que conheceu o produto, nesse sentido, observa-se o cuidado que os profissionais de comunicação e marketing estão tendo para agir cada vez mais eficazes nas veiculações de mídias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com