TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Dois nascimentos do homem:Escritos sobre terapia e educação na Era da Técnica

Por:   •  20/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  611 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

SUMÁRIO

1. Identificação do Paciente        2

2. Descrição da demanda        2

3. Procedimentos        3

4. Análise teorica        4

5.Bibliografia..……………………………………………………………………………...6

1. Identificação Paciente

Número do prontuário: 797

Nome: G.H

2. Descrição da demanda

A demanda relatada pelo paciente refere-se ao fato de se sentir angustiado e ansioso constantemente, segundo relatos do paciente este fato vem ocorrendo devido problemas no trabalho, visto que o mesmo trabalha com seu irmão, ao qual não concebeu até hoje uma relação de confiança e diálogo. 

3. Procedimentos

 

Data

Nº Sessão

Atividade e /ou recursos técnicos utilizados

07/10/2017

01

Queixa livre, a sessão é voltada para uma escuta terapêutica. Utilizando-se da técnica do ideal e real para o paciente, trabalhando assim suas idealizações e realidades vivenciadas em seu trabalho,sempre trazendo o paciente para o que é real em seu dia-dia.

14/10/2017

02

Trabalha-se com a paciente o seu existir enquanto Ser-no-mundo potencializando sua autonomia para que não vivencie  sempre a temporalidade impropria,  vivendo assim em função do que o outro pensa e julga de sua vida. Durante sessão elabora-se possibilidades de atividades que lhe tragam prazer em sua qualidade de tempo.

4. Análise Teórica

A abordagem fenomenológica-existencial propõe que a compreensão do paciente ocorra na relação específica e concreta: terapeuta-paciente, isto é, que esteja referida á situação do atendimento, ao encontro terapeuta-paciente á compreensão daquilo que aparece no existir do paciente;priorizando,assim, o entendimento do paciente a partir dele mesmo e a partir da maneira como ele vive.

Com o paciente em questão foram trabalhados aspectos como sua qualidade de tempo, temporalidade, autonomia em sua vida, ideal e real de chefe, enfatizando sempre sua realidade, retirando assim o mesmo de suas ilusões criadas quanto á sua relação com o irmão no ambiente de trabalho.

O plantão no tratamento deste caso teve como objetivo ajudar ao cliente a refazer a estrutura do sentido de sua historia e contribuir para que ele tenha a possibilidade de investir de novo em projetos de vida que alarguem  sua existência enquanto ser-no-mundo. Considerando que a existência humana não é um fato completo e acabado, mas, sim, uma tarefa que necessita de cuidado, Assim, para compreender esta demanda, foram focalizados aspectos fundamentais da condição humana de existir deste paciente, tais como temporalidade e abertura existencial, onde através de uma ressignificação de suas questões o mesmo possa vir a compreender-se como homem que existe tomando assim consciência de si.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com