TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos De Planejamento Na Construçao Das Politicas Sociais No Brasil

Monografias: Os Processos De Planejamento Na Construçao Das Politicas Sociais No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  4.024 Palavras (17 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 17

SERVIÇO SOCIAL

INTRODUÇÃO

Este relatório apresentam considerações feitas durante o estágio realizado na Instituição Casa do Ancião São Vicente de Paula, que teve a duração de 150 horas sendo divididos por 6 horas diárias de segunda à sexta-feira. A instituição abriga idosos a partir de 60 anos que se encontram em situação de abandono familiar, maus tratos, bem como em estado de vulnerabilidade. Visto que, apesar de termos em nossa legislação de acordo com a Lei nº 8842, de 4 de janeiro de 1994, que regulamenta a Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso, Lei nº 10.741 de 1º de outubro de 2003, que descreve diretrizes para o cuidado, com o objetivo de prevenção e manutenção da saúde deste grupo populacional que vem crescendo a cada ano, incluindo várias ações de atendimento domiciliar possibilitando a internação para o idoso que precisar e estiver impossibilitado de se locomover, inclusive para os que encontram-se abrigados e acolhidos por instituições públicas, filantrópicas ou sem fins lucrativos. Ainda assim, há muito que fazer em prol desses idosos que estão na 3ª idade, os quais na maioria das vezes não têm seus direitos assegurados com a devida eficácia como determina a lei.

Constam neste relato as observações feitas no âmbito de toda a instituição, que conta com um espaço amplo e com dependências bem arejadas, confortáveis e atende as necessidades dos idosos que necessitam de cuidados especiais. Também com vários apartamentos os quais são destinados a alojamento dos idosos, ambulatório, sala de direção, sala de atendimento médico, cozinha, banheiros, área de lazer e pátio bastante amplo.

Por fim, do funcionamento, da administração e das competências de cada profissional habilitado nas mais diversas áreas da saúde, que cuidam e desenvolvem atividades interdisciplinares, promovendo o bem-estar biopsicossocial da pessoa idosa interagindo com a comunidade e dos cuidados com a saúde e a garantia de ter seus direitos assegurados.

DESENVOLVIMENTO

INSTITUIÇÃO CASA DO ANCIÃO SÃO VICENTE DE PAULA

A Instituição Casa do Ancião São Vicente de Paula foi fundada em 25 de Abril de 1975, pelo Lions Rio Madeira, doada ao Governo do Território de Rondônia de acordo com o Registro nº 648, Livro A-7, fls. 48/52 em 17/06/75, do Cartório de Porto velho, ligado a Coordenação de Desenvolvimento de Comunidade através de Gerência de Assistência Social da Secretaria Especial de Ação Social Comunitária, tendo como finalidade atender o idoso desamparado.

Atualmente a Instituição é composta por 30 funcionários e administrada por uma diretora, uma equipe administrativa auxiliada por um corpo técnico/administrativo/auxiliar, os quais desempenham funções diferenciadas, sendo profissionais capacitados nas áreas de Assistente Social, Psicóloga, Enfermeira, Técnico de Enfermagem, Cuidador, Nutricionista, Auxiliar de Cozinha, Fonoaudióloga, Serviços Gerais, Motorista, Lavadeira, Fisioterapeuta e Médico Geriatra. O gestor tem a responsabilidade de direcionar esses profissionais para que haja um bom andamento dos atendimentos oferecidos por ela aos idosos que residem nessa casa, bem como do bem-estar físico, mental, psicológico e social de cada um dos anciões.

A Casa do Ancião São Vicente de Paula é uma Instituição Estadual vinculada à SEAS para abrigar os idosos a partir de 60 anos que passam por abandono ou maus-tratos. O objetivo da SEAS é melhorar a qualidade de vida dos idosos abrigados. De acordo com a Resolução Federal nº283/2005 foi definido normas de funcionamento para a instituição de longa permanência para os idosos. O artigo 3º do Decreto 14.769 de 03 de dezembro de 2009 dispõe que a instituição tem a missão de “assegurar o bem estar pessoal e social da pessoa idosa em situação de vulnerabilidade bem como de atender suas necessidades básicas”.

A Instituição está localizada na Rua Tenreiro Aranhã, nº2062-Centro, na cidade de Porto Velho-RO. Conta com um espaço físico amplo e com dependências bem arejadas, confortável que atende as necessidades dos idosos que necessitam de cuidados especiais, vários quartos destinados a alojamento dos idosos, ambulatório, sala de direção, sala de atendimento medico, cozinha, banheiros, área de lazer e pátio bastante amplo, os quais são reservados para a realização das mais diversas atividades, possibilitando a interação entre os idosos da instituição e a comunidade que os ajuda com doações.

Esse sistema de moradias de longa permanência visa o atendimento aos idosos em suas necessidades básicas, como também proporcionar melhoria da qualidade de vida através de trabalhos interdisciplinares, ampliação do atendimento e da equipe de saúde e terapias ocupacionais como fisioterapia, musicoterapia, artes manuais, artesanatos e outras atividades que objetiva o fortalecimento dos vínculos familiares e a interação com a comunidade e sociedade em geral.

Durante o período de estágio, houve uma convivência direta com todos os idosos que residem na instituição. Observou-se que a instituição realiza várias atividades interdisciplinares envolvendo boa parte dos idosos, até mesmo aqueles impossibilitados de se locomover, como os cadeirantes. Mas aqueles que estão lúcidos, pois a equipe multidisciplinar os acompanha e os auxiliam nas realizações das mesmas, desde as mais simples até as que exigem um pouco mais de esforço. Há também alguns que se encontram debilitados, podendo dizer, acamados por estarem acometidos de patologias que os impedem de se levantar. Em face dessa situação a equipe multidisciplinar, os auxiliam de forma simples, sem lhes causar transtornos nem esforço físico, por exemplo, tirando-os de suas camas, colocando-os na cadeira de roda levam para tomar banho de sol e dar um pequeno passeio para que eles possam contemplar o dia, o sol e até mesmo os levam para o salão onde eles assistem tv e outros por sua vontade gostam de ouvir o rádio, pois alguns deles têm seu próprio aparelho (rádio).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com