TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos De Planejamentos Das Políticas Sociais

Ensaios: Os Processos De Planejamentos Das Políticas Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  1.999 Palavras (8 Páginas)  •  337 Visualizações

Página 1 de 8

Neste trabalho serão abordados todos os aspectos sobre o Homem Político e suas intenções para com a sociedade, tratando assim em todas as esferas que possa abordar e aprofundar nossos conhecimentos, e para que possamos refletir do ponto de vista profissional analisando, o termo “Política” dentro da sociedade ao qual estamos inseridos.

Ressalta-se que esta produção textual será construída a partir de pesquisa bibliográfica, eletrônica e documental sobre o tema: “O homem de vocação política”, sempre levando em consideração as reflexões críticas da graduanda do curso de Serviço Social diante das teorias que envolvem o assunto.

Também será buscado através deste trabalho contextualizar e analisar a opinião da comunidade com relação à Política visando um melhor entendimento, significado e aplicação da mesma.

E ainda será aqui mencionada a Ética da convicção e responsabilidade, a Politica como vocação. Levando em consideração a maneira impressionante de como as pessoas, de todos os níveis, perguntam e comentam sobre a situação política do momento, no Brasil. Há certa desorientação e inquietação generalizada.

Com esta visão de que a politica é uma arte em diplomacia, a ciência do governo dos povos, a arte de dirigir as relações entre os Estados, um plano de ação ou maneira hábil de agir com a comunidade, onde enquanto tivermos leis de favorecimentos, a politica sempre será atraente aos olhos do mau-caráter, gerando assim uma corrida pela politica, onde o cidadão de bem com medo de ser confundido com elementos de baixa índole não concorre à política deixando assim campo aberto as pessoas mal-intencionadas, portanto temos poucas esperanças de assistir a eliminação da corrupção ou ver despontar os verdadeiros bem feitores.

Diante disso o Assistente Social, precisa conhecer como a questão social se manifesta no cotidiano dos sujeitos sociais e suas formas de organização e resistência é imprescindível para que se tenham subsídios para construir coletivamente alternativas para seu enfrentamento, colaborar com a constituição de políticas públicas sociais, visando superar uma visão antiga de que as políticas sociais tinham um caráter meramente assistencialista, pois hoje elas têm o objetivo de procurar garantir os direitos dos cidadãos, englobando toda a sociedade brasileira, tornando-a mais justa e igualitária, de modo que cada indivíduo que a constitui seja respeitado e tenha os seus direitos preservados principalmente pelo Estado que possui sua parcela de responsabilidade.

2 DESENVOLVIMENTO

Partindo do termo politica podemos citar a sua definição cientifica, surgiu do grego onde Polis (cidade) Grega, sendo a ciência do bem comum. A politica encarrega-se de organizar a sociedade evitando que chegue a um caos sem ordem ou a um bagunça, tratando da convivência dos diferentes. A verdadeira coisa politica é o persuadir um ao outro, o convencer um ao outro. O maior objetivo ou talvez o único da politica seja a busca da liberdade, um individuo forma uma opinião e pode expressa-la, é ter o direito de a igualdade.

Mas uma coisa é certa: a politica é uma criação da natureza humana e esta em toda a parte mesmo que poucos saibam disto, pois é a convivência existente entre os homens. Apesar da importância deste assunto, são poucos os que se interessam, na Charge pode-se notar que a menina não consegue ouvir falar em politica motivo deste desinteresse é muito simples já que vivemos numa sociedade onde uma fração de indivíduos que no seu agir politicamente procura, nada mais, nada menos beneficiar-se.

A politica é normalmente uma escolha estratégica para se lidar com a incerteza ou com a realidade vivida pelas populações ou países. Nos nossos dias, fazer politica tornou-se cada vez mais importante e ao mesmo tempo mais difícil. O que define o esforço coletivo é a convicção de que essa dificuldade é talvez mais um resultado da mudança (e consequentemente da necessidade de compreendê-la) do que aumento da dificuldade dos problemas que nos levantam.

Ética da convicção se refere às ações morais individuais, praticadas independentemente dos resultados a serem alcançados. Ética da responsabilidade é a moral de grupo, das decisões tomadas pelo governante para o bem-estar geral, ainda que pareçam erradas aos olhos da moral individual. Pode ser entendida como a ciência que estuda as relações morais dos homens entre si. Originada do grego ethos que significa costume, a ética surge para estudar valores que regem as condutas humanas de determinada sociedade. (VAZQUÉZ, 2000).

Os princípios éticos de uma sociedade podem e devem evoluir seguindo os valores morais que sofrem mutação conforme as mudanças econômicas, tecnológicas e sociais. Para Adolfo Vazquéz (2000) os princípios éticos evoluem devido à “necessidade de relaciona-los com as condições sociais as quais se referem, com as aspirações e interesses que os inspiram e como tipo concreto de relações humanas que pretendam regulamentar”. Durante a Idade Média a visão teocêntrica do mundo fez com que os valores morais da sociedade fossem substituídos.

Essa começava a ser regida pelos valores religiosos, mais precisamente os católicos, que impuseram a dialética do bem X o mal, vinculados a fé, e pelos dez Mandamentos que são seguidos e respeitados até hoje, como: não matar, não roubar, etc. Posteriormente, a visão iluminista transformou os valores éticos da sociedade, pois estes se tornaram secularizados. O fundamente ético passava a ser o próprio homem, e não mais Deus. Na concepção Kantiana (apud ARANHA, 1993), que é iluminista, o agir moralmente se funda exclusivamente na razão. Essa nova visão pressupõe o individualismo, uma vez que o homem é levado a agir seguindo a sua consciência, seus costumes ou a favor do que seria bom para si mesmo.

Atualmente Habermas (1980 apud ARANHA,1993) traz uma nova concepção para a ética. Sua teoria, influenciada por Kant, também pontifica a razão como fundamento básico, porém é uma razão comunicativa, onde o sujeito recorre a comunidade, ao dialogo, a interação social para chegar a razão. Dessa forma, é necessário o entendimento para se conseguir uma única conclusão entre os indivíduos do grupo social, conseguida através da utilização de argumentação racional.

Por outro lado, a palavra “política” foi utilizada pela primeira vez por Aristóteles. Este disse que “o homem é um animal político, porque nenhum ser humano vive sozinho e todos precisam da companhia de outros”. “Dessa forma se refere à vida na polis, ou seja, a vida em comum, as regras da organização dessa vida, aos objetivos da comunidade e as decisões sobre todos esses pontos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com