TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos De Planejamento Na Construção Das Políticas Sociais No Brasil

Pesquisas Acadêmicas: Os Processos De Planejamento Na Construção Das Políticas Sociais No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  2.166 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo de Fundamentos IV.  Ditadura:Neste período, está consolidada a ditadura militar no Brasil,que se inaugurou no dia 01/04/1964 e que somente se findou em 1985,tendo entre suas características marcante o atentado aos direitos civis,humanos e políticos dos brasileiros.Durante a ditadura militar por meio de Ato Institucional,suprimiu as eleições diretas e democráticas no país para o cargo de presidente da republica e posteriormente também para governadores.O Congresso Nacional foi livre de qualquer posicionamento que representasse ameaça a ordem instituída em abril de 1964. Não obstante, este trabalho ideológico também contaminou a imprensa, que foi perseguida com censuras e com atentados a vida dos jornalistas e outros profissionais.

 João Figueiredo: Posse em 15 de março de 1979 mais longo do regime militar. Último governo da ditadura. Deixou o poder em 1985 por meio de uma eleição indireta que devolveu os presidentes civis ao regime político brasileiro. Demonstra sua fragilidade e incapacidade de manter a ditadura no poder perante uma forte crise econômica e social, tendo que enfrentar as mobilizações populares.

 Década Perdida: Característica da década de 1980 foi nesta década que ficou conhecida como a “década perdida” no ponto de vista econômico.

 Década de 1980: ficou conhecida como a “Década Perdida” pelo seu fraco desempenho econômica na América Latina.

 Diretas Já: movimento iniciado na década de 1980 teve grande incidência junto à população, não se vinculando a nenhum recorte específico da sociedade civil, ganhando ruas em concentrações com milhares de participantes unindo diversas bandeiras, foi determinante para a abertura do Regime, ainda não tinha conseguido ter êxito imediato em suas revindicações, revelando que o Regime Militar não teria mais condições de se manter no poder.

2

 Perspectiva Modernizadora: rompe com o Conservadorismo dentro do Movimento de Reconceituação do Serviço Social,

 Perspectiva de Intenção de Ruptura: apresenta três momentos distintos, possui seu embasamento teórico alicerçado sob o Marxismo. Rompe definitivamente com o Serviço Social Tradicional- 01)Emersão:1972/1975-PUC BH. 02)Consolidação Acadêmica:1979/80. 03)Espraiamento sobre a profissão:2° metade da década de 80,possui uma tonalidade mais crítica e um amadurecimento teórico que colocará o Serviço Social em papel de destaque junto a outras renovadas profissão.O serviço social hoje é embasado sobre esta perspectiva.

 Projeto Ético-Político do Serviço Social: é um conjunto de valores e princípios que orientam o agir profissional, apontando para a superação desta ordem, defendido pela profissão, revelando a sociedade que deseja e o modo como deve pautar-se o serviço social nesta sociedade, Podemos citar três documentos básicos que dão sustentação ao Projeto Ético-Politico do S.Social brasileiro sendo eles a Lei de Regulamentação da Profissão de 1993,o Código de Ética Profissional de 1993 e as Diretrizes Curriculares aprovadas em 1996.

 Podemos visualizar o Projeto ético-Político no atual Código de ética profissional, nas Diretrizes Curriculares do Serviço Social e na Lei que regulamenta a profissão.

 Tem como seu valor ético central a Liberdade, é fruto de um amplo debate da categoria profissional.

 Apresenta três dimensões: a produção-politica,a jurídica-política e a produção de conhecimento .

3

 As Diretrizes Curriculares da Profissão apresenta 3 núcleos de fundamentação interdependentes,não havendo ordem hierárquica entre eles.

 Núcleos de Fundamentação: 01)Fundamentos Teoricos-metodologicos da vida social,02)Fundamentaçao da Formação Sócio Histórica da Sociedade Brasileira.

 Competência: ações que o assistente social tem excelência em sua execução, é dotado para tal , sabe fazer com muita qualidade, no entanto não é o único profissional que pode

realiza-lo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com