TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Processos De Planejamento Na Construção Das Politicas Sociais No Brasil

Dissertações: Os Processos De Planejamento Na Construção Das Politicas Sociais No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  234 Palavras (1 Páginas)  •  376 Visualizações

PLANEJAMENTO SOCIAL

O planejamento é basicamente um processo de racionalidade. Ele nada mais é do que o exercício de racionalidade e ordenação das ações, inerente ao desenvolvimento do ser humano. Sendo assim, cotidianamente o utilizamos como processo de prospecção do futuro, a partir da nossa realidade.

Quanto ao planejamento em Serviço Social, BARBOSA apresenta em seu trabalho, apontamentos históricos pertinentes a esta questão, diz ele: "o planejamento sempre esteve presente no Serviço Social, desde sua primeira sistematização em 1917 por Mary E. Richmond" (BARBOSA, 1980, p.121).

Sendo assim a racionalidade como "atributo essencial do processo de ação planejada do Serviço Social foi fator desencadeador para a conformação e o reconhecimento da profissão." (BARBOSA, 1980, p.61).

Inicia-se então o ensino da disciplina de Planejamento na formação do assistente social, variando sua inclusão nos currículos de país para país, conforme foi ocorrendo a preocupação de rever o próprio Serviço Social e a conseqüente instrumentalização de seus profissionais. (BARBOSA, 1980, p.121)

O planejamento social proporciona maior interação entre profissionais e sociedade tendo como objetivo as singularidades.

Ele é um processo contínuo e dinâmico, devendo ser analisado constantemente,

O planejamento necessita dos atos de reflexão-decisão-ação-reflexão, o que explica o planejamento social como uma "decisão a planejar".

é o que entendo por isso passo esse trabalho para que voces possam tanbem tirar algo de proveitoso pra cada um de voces.

me ajudem dessa vez que sempre quero colocar trabalhos para outros aqui tanbem agradecida

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com