TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO E DEFINIÇÃO DA SOLUÇÃO DE TI PARA A EMPRESA CHALLENGE

Por:   •  5/6/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.810 Palavras (16 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 16

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PLANO E DEFINIÇÃO DA SOLUÇÃO DE TI PARA A EMPRESA CHALLENGE

Brasília – DF- 2019

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PLANO E DEFINIÇÃO DA SOLUÇÃO DE TI PARA A EMPRESA CHALLENGE

Eduardo Francisco Breda, RA: 1864458

Marcelo Uhmann Ribas, RA: 1865227

Raony Antônio Almeida Durães, RA: 1877135

Alex Sandro Pinheiro da Silva, RA: 1868791

Ewiston Nascimento Mattos, RA: 187216

Curso: Tecnologia em Redes de Computadores

Semestre:

Brasília – DF – 2019

Resumo

O Presente Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM V, faz parte do Programa Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia da UNIP – Universidade Paulista. O PIM V tem como objetivo aplicar o conhecimento adquirido no bimestre pelas aulas de Redes I – Longa Distância e Alto Desempenho, Economia e Mercado e Gestão Estratégica de Recursos Humanos. Este projeto propõe um planejamento para implantação de uma solução TI para a empresa Challenge, observando a qualificação de um ambiente TI com tecnologia da comunicação, alta disponibilidade e redundância. Usando conceitos e métodos abordados nas matérias de Redes I – Longa Distância e Alto Desempenho, Economia e Mercado e Gestão Estratégica de Recursos Humanos. O principal objetivo é apresentar proposta técnicas para a implantação da rede de computadores da empresa Challenge, garantindo um serviço de qualidade com experiencias de profissionais das áreas.

Palavras Chaves: Implantação, Planejamento, Qualificação, Segurança.

Abstract

The Present Integrated Multidisciplinary Project - PIM V, is part of the Pedagogical Program of the Higher Courses of Technology of UNIP - Universidade Paulista. The PIM V aims to apply the knowledge acquired in the bimester through classes of Networks I - Long Distance and High Performance, Economy and Market and Strategic Management of Human Resources. This project proposes a planning for the implementation of an IT solution for the Challenge company, observing the qualification of an IT environment with communication technology, high availability and redundancy. Using concepts and methods addressed in the subjects of Networks I - Long Distance and High Performance, Economy and Market and Strategic Management of Human Resources. The main objective is to present technical proposals for the implementation of the network of computers of company Challenge, guaranteeing a quality service with experiences of professionals of the areas.

Keywords: Deployment, Planning, Qualification, Security.

Sumário

1. INTRODUÇÃO        5

2. TOPOLOGIA        6

2.1 Hub and Spoke        6

2.2 Topologia entre unidades Brasileiras        7

2.3 Topologia entre São Paulo e Detroit        9

3. SERVIDORES        10

4. VELOCIDADE DO LINK        10

5. PLANEJAMENTO DE ENDEREÇAMENTO IPv4        11

5.1 Cálculo do protocolo IPv4        12

5.2 Distribuição de endereços IP        14

6. RECURSOS HUMANOS        15

7. ECONOMIA E MERCADO        17

8. CONCLUSÃO        18

9. REFERÊNCIAS        19


1. INTRODUÇÃO

        A evolução da comunicação entres os seres humanos tem sido um grande desafio no mundo de hoje, principalmente quando se refere a distância que pode existir, a tecnologia traz grandes avanços que estão contribuindo para que essa comunicação seja mais eficiente, até mesmo em lugares mais remotos. O presente projeto tem como objetivo mostrar a possibilidade de conectar a matriz da empresa Challenge com suas filiais.

        Nós da empresa PIM V, especializada em serviços de tecnologia, fomos contratados para apresentar uma proposta técnica para implantação da rede de computadores da empresa Challenge com matriz na cidade de São Paulo e com filiais no Brasil, nas cidades de Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Distrito Federal e Rio de Janeiro, e no exterior, uma filial em Detroit, MI - EUA.

        O projeto abrange topologia, como configurações de um cenário Frame-Relay, Ipv4, rede hierárquica. Este projeto contará com uma boa segurança de dados, tanto na parte física quando na parte lógica da rede implantada, mantendo a segurança no tráfego de dados. Será também desenvolvido uma ação de economia e mercado com estudos de mercado além de apontamentos relacionados a gestão estratégica de recursos humanos.

2. TOPOLOGIA        

Na realização do projeto utilizaremos uma topologia para integração entre a matriz e as filiais, vamos utilizar duas redes de comutação frame-relay. A primeira será uma tecnologia frame relay do tipo hub and spoke que vamos contratar de um provedor de internet, a operadora VIVO. E para comunicarmos a Matriz com a filial em Detroit vamos contratar um plano frame relay do provedor de serviços de telecomunicação Embratel, onde adotaremos o formato Ponto a Ponto.

[pic 1]

Figura 1 – Topologia Geral

2.1 Hub and Spoke

A topologia Hub and Spoke foi adotada para interligar as unidades do Brasil, pois nesse modelo existe a conexão de apenas um PVC (Circuito Virtual Permanente) de cada unidade filial até a unidade matriz, o que reduz em muito o custo do projeto em comparação a topologia Full Mashed (Malha Completa). A principal característica da topologia Hub and Spoke é que para haver conectividade entre as unidades filiais (Spoke) há obrigatoriedade de passagem pela unidade matriz (Hub). Na topologia Full Mashed, todas as possíveis conexões, entre todas as filiais e matriz, são realizadas, eliminando a obrigatoriedade citada acima. Essa topologia é a mais completa, porém a mais cara, pois no nosso projeto a quantidade de PVCs necessários aumentaria bastante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.4 Kb)   pdf (456 Kb)   docx (221.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com