TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLITICA EXTERNA BRASILEIRA

Por:   •  27/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 3

ESTUDO ANÁLISE DA POLÍTICA EXTERNA 

O cenário internacional é muito sensível a mudanças. Esta sensibilidade se deve pela anarquia e assimetria de poder que regem o SI, tornando-o um ambiente de incertezas, medo e desconfiança por parte dos atores.

Levando em conta este conjunto de características, podemos afirmar que as políticas externas de cada país se fazem muito importantes. As políticas externas são as atividades por intermédio da qual os Estados se relacionam entre si. É  canal através do qual as politicas e estratégias de um Estado são formuladas, executadas e analisadas.

A análise da política externa se faz necessária, pois é o instrumento de avaliação do poder decisório a partir de um contexto político determinado, levando em conta seus determinantes, objetivos e estratégias.

A análise da maior potencia mundial, os Estados Unidos, mostra de forma clara como os determinantes e objetivos são fundamentais no sucesso da relação entre os atores politicos.

É sabido que a política externa dos Estados Unidos se baseia no ideal de intervencionismo. Ou seja, no âmbito da política internacional, este conceito refere-se à ingerência do governo de uma nação, no caso os EUA, nos negócios internos ou particulares de outros países.

 Segundo essa estratégia, os Estados Unidos se mostrariam à frente de situações onde seus interesses vitais estariam possivelmente ameaçados, e utilizariam a diplomacia e agiriam com parceiros regionais, para compartilhar os custos de manutenção das balanças de poder regionais.

O poder de uma Política Externa está diretamente relacionado às capacidades materiais, e este é um dos fatores pelos quais os Estados Unidos garantem o sucesso de suas políticas e intervenções.

Para uma política externa satisfatória, é necessário que os países levem primeiramente em conta, o calculo de custo x beneficio em cada situação.

Segundo Hill, este calculo é fundamental pois, a medida em que a natureza do processo de tomada de decisões evolui, os resultados da Política Externa se alteram.

No caso dos Estados Unidos, o discurso que sempre é levado em pauta na hora da decisão de intervenção ou não, é a segurança nacional dos norte americanos. Sob o preceito de manutenção da segurança e direitos de sua população, o governo norte americano garante a tomada de ações e a intervenção nos países.

A grande questão da analise da política externa de um país, segundo Hill, é o respeito da hierarquia pelos critérios de: alta política e baixa politica. No caso dos Estados Unidos, encontramos a alta política, ou seja, garante-se a política externa por vias militares;  Os americanos utilizam seus recursos para garantir que seus interesses sejam protegidos.

O conceito de winsets também é fundamental para analise da politica externa norte americano. Isto se deve por tratarmos da maior potencia mundial, logo, o tamanho do conjunto de vitorias se mostra como um fator dependente da distribuição de poder.

No caso dos EUA, lidamos com uma quantidade imensa de poder, que, por conseguinte, geram um baixo poder de barganha, uma vez que, intimida os outros atores. Porém, o conjunto de vitorias dos EUA representam o sucesso das estratégias e coalizões formadas em casos, como é o caso do conflito contra o Estado Islâmico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com