TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROBLEMA E PESQUISA DEFINIÇAO

Monografias: PROBLEMA E PESQUISA DEFINIÇAO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  404 Palavras (2 Páginas)  •  416 Visualizações

Página 1 de 2

O QUE É UMA PESQUISA?

Uma pesquisa ou investigação é um processo sistemático para a construção do conhecimento humano, gerando novos conhecimentos, podendo também desenvolver, corroborar, reproduzir, refutar, ampliar, detalhar, atualizar, algum conhecimento pré-existente, servindo basicamente tanto para o indivíduo ou grupo de indivíduos que a realiza quanto para a sociedade na qual esta se desenvolve. A pesquisa como atividade regular também pode ser definida como o conjunto de atividades orientadas e planejadas pela busca de um conhecimento.

O QUE É UM PROBLEMA?

Problema para a filosofia, é, em geral, qualquer situação que inclua a possibilidade de uma alternativa. Não deve ser confundido com a dúvida, que é uma questão do ser, uma confusão de crença do mesmo. Ao ser solucionada, a dúvida se torna crença ou descrença. O problema, por sua vez, ao ser solucionado não deixa de ocorrer, necessariamente, dando origem ao conceito de problematicidade. Problema é a constatação de que um fenômeno observado não tem sentido único, ele pode ser confeccionados por várias alternativas.

O QUE É UM PROBLEMA DE PESQUISA?

O problema é a mola propulsora de todo o trabalho de pesquisa. Depois de definido o tema, levanta-se uma questão para ser respondida através de uma hipótese, que será confirmada ou negada através do trabalho de pesquisa. O Problema é criado pelo próprio autor e relacionado ao tema escolhido. O autor, no caso, criará um questionamento para definir a abrangência de sua pesquisa. Não há regras para se criar um Problema, mas alguns autores sugerem que ele seja expresso em forma de pergunta. Particularmente, prefiro que o Problema seja descrito como uma afirmação.

Exemplo:

Tema: A educação da mulher: a perpetuação da injustiça.

Problema: A mulher é tratada com submissão pela sociedade.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE UMA DISSERTAÇAO DE MESTRADO E UMA TESE DE DOUTORADO?

A dissertação pode ser sobre um tema que alguém já fez antes. Já a tese não. Por isso que no doutorado os temas de teses tratam de assuntos extremamente específicos, tipo a função da proteína X no metabolismo renal da espécie y de fungo. Assim não se corre o risco de falar do mesmo assunto que outras pessoas.

A minha dissertação por exemplo é sobre gestão ambiental em estações de tratamento de água. Veja bem, nenhum dos dois assuntos é inédito e existem muitas informações sobre os dois temas, mas a associação dos dois é que é nova, o que não é o bastante para caracterizá-la como tese, mas como dissertação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com