TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROBLEMA DE PESQUISA OBJETIVOS E HIPÓTESES

Artigo: PROBLEMA DE PESQUISA OBJETIVOS E HIPÓTESES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2013  •  5.291 Palavras (22 Páginas)  •  999 Visualizações

Página 1 de 22

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

PROBLEMA DE PESQUISA OBJETIVOS E HIPÓTESES

UBERLÂNDIA

2011

APRESENTAÇÃO DE SEMINÁRIOS

DISCENTES: Ana Carolina Bernardes

Fábio Saraiva

Marianna Costa Silva Mota

Sabrina Rafaela Pereira Borges

Wathson Luiz Ferreira Machado

DOCENTE: Márcio Pimenta

CURSO: Administração Integral

TURMA: B

SALA: 3Q 303

A IMPORTÂNCIA DE UMA PESQUISA E AS SUAS CATEGORIAS E ESCALAS

Toda pesquisa parte de um problema, ou seja, de uma dúvida em que o principal objetivo ao se fazer uma pesquisa sendo ela científica ou não, é sanar justamente essa dúvida. Mas o que é esse problema? Qual a sua fonte? Como encontrar a solução? E onde se situa a incerteza em relação ao problema?

Por meio deste trabalho procuramos mostrar um pouco mais desse assunto e dessas principais questões.

O que é pesquisa? Procedimento racional e sistemático que tem como objetivo proporcionar respostas aos problemas que são propostos. A pesquisa é desenvolvida mediante o concurso dos conhecimentos disponíveis e a utilização cuidadosa de métodos, técnicas e outros procedimentos científicos (. . . ) ao longo de um processo que envolve inúmeras fases, desde a adequada formulação do problema até a satisfatória apresentação dos resultados.

Primeiramente precisamos definir o que seria problema. Na ciência “problema é qualquer questão não solvida e que é objeto de questão, em qualquer domínio do conhecimento” (GIL, 1999, p. 49). Problema para Kerlinger (1980, p.35), “é uma questão que mostra uma situação necessitada de discussão, investigação, decisão ou solução”. Simplificando, problema é uma questão que a pesquisa pretende responder. Todo o processo de pesquisa irá girar em torno de sua solução. Um dos conceitos mais usados é o de que problema é uma questão que dá margem a hesitação ou perplexidade, por difícil de explicar ou resolver. Para outros, o problema é algo que provoca desequilíbrio, mal-estar, sofrimento ou constrangimento às pessoas. Contudo esses problemas podem ser de diferentes formas, por exemplo, um problema científico (Qual a composição da atmosfera?), um problema social (Será que a propaganda de cigarro pela TV induz ao hábito de fumar?) ou um problema de valor (Qual a melhor técnica psicoterápica?). Em especial trataremos do problema científico.

Quando se trata de conceituar o que é um problema de pesquisa, é preciso levar em conta de antemão que nem todo problema é passível de tratamento científico. Isto significa que, para realizar uma pesquisa é necessário, em primeiro lugar, verificar se o problema cogitado se enquadra na categoria de científico. Sendo peça fundamental neste processo, a definição do Problema de Pesquisa é um passo que a primeira vista pode parecer simples e fácil, mas no decorrer do caminho se apresenta cheio de mistérios e complexidades.

Um problema é de natureza científica quando envolve variáveis que podem ser testadas, observadas, manipuladas.

Um problema de pesquisa pode ser determinado por razões de ordem prática ou de ordem intelectual.

São inúmeras as razões de ordem prática e intelectual que conduzem à formulação de problemas de pesquisa. Apenas com o objetivo de ilustrar o universo de possibildades que pode se descortinar em relação a este tema, apresenta-se abaixo algumas definições e exemplos de problemas de ordem prática e de ordem intelectual.

Exemplo de problema de pesquisa: Qual a causa da enxaqueca? Qual a origem do homem amerciano?

Formulação de um problema científico

Interesses dependem dos valores sociais do pesquisador (de que gênero, raça, religião, etc) e dos incentivos sociais (sofisticar técnicas empregadas).

a) De ordem prática:

Para subsidiar determinada ação. Ex: conhecer o perfil do consumidor de determinado produto para decidir acerca da propaganda a ser feita.

Para avaliar certas ações ou programas. Ex: efeitos de um determinado programa governamental na diminuição da população fumante.

Para avaliar conseqüências de várias alternativas possíveis. Ex: que sistema de avaliação de desempenho seria o mais adequado para o pessoal de uma determinada empresa.

Para prever acontecimentos com o objetivo de planejar uma ação adequada. Ex: como a construção de uma rua poderá afetar a vida de determinada área rural.

b) De ordem intelectual:

Para explorar um objeto pouco conhecido. Ex: quando Freud estudou o inconsciente.

Para determinar mais especificamente como um fenômeno ocorre ou como pode ser influenciado por outros fenômenos. Ex: como fatores não econômicos influenciam a motivação para a compra. Cultura? Gênero?

Para testar uma teoria específica. Ex: teoria da carência materna de Bowlby – que tipo de crianças são mais afetadas?

Para descrever fenômenos. Ex: quais as principais características da população de Taguatinga que compra carros?

Problemas de ordem prática

Direcionados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com