TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Partido Dos Trabalhadores

Pesquisas Acadêmicas: Partido Dos Trabalhadores. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  725 Palavras (3 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 3

PARTIDO DOS TRABALHADORES – PT

O Partido dos Trabalhadores foi fundado em 10/02/1980, surgindo como agente promotor de mudanças na vida de trabalhadores da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais e artistas. Foi oficializado partido político a partir desta data, pelo Tribunal Superior de Justiça Eleitoral.

O Brasil ainda vivia sob a ditadura militar quando o Partido dos Trabalhadores (PT) foi fundado. Em 10 de fevereiro de 1980, no colégio Sion (SP), o PT surgiu com a necessidade de promover mudanças na vida de trabalhadores da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais e artistas.

Foi em um contexto político, econômico e social marcado por intensas mobilizações que o líder sindical, e principal fundador do PT, Luiz Inácio Lula da Silva tornou-se um dos protagonistas da história de luta contra as injustiças existentes no País. E a primeira conquista veio com o reconhecimento oficial do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral do PT como um partido político brasileiro, em 11 de fevereiro de 1982.

Desde então, o Partido vem disputando eleições e busca legitimar e consolidar a sua representatividade no Poder Executivo e nos parlamentos. Resultado desse empenho é a vitória nos pleitos para Presidente da República de 2002, 2006 e 2010. Eleitos democraticamente, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff criaram políticas públicas para combater a miséria e oferecer oportunidades para o povo brasileiro. Hoje, mais de 22 milhões de cidadãos superaram a extrema pobreza.

Nas últimas eleições, em 2010, o PT conquistou quatro governos estaduais: Rio Grande do Sul, Bahia, Acre, Sergipe e o Distrito Federal. O Partido também conta, no Congresso Nacional, com uma bancada de 12 Senadores e de 89 deputados federais. Em todo o País, são 149 deputados estaduais, 635 prefeitos, 604 vice prefeitos e 5.191 vereadores eleitos nas eleições municipais de 2012.

Com mais de um milhão e setecentos mil filiados em todo o País, o PT está organizado em mais de cinco mil municípios brasileiros. É o único partido no Brasil que realiza eleições diretas para todos os cargos da direção partidária, em todos os níveis – municipal, estadual e federal – através do Processo de Eleições Diretas (PED), que ocorre a cada quatro anos.

PRINCIPAIS IDEAIS E OBJETIVOS POLÍTICOS

O Partido dos Trabalhadores consolidou-se inspirado pelos ideais de democracia, pluralidade, solidariedade, transformações políticas, sociais, institucionais, econômicas, jurídicas e culturais, destinadas a eliminar a exploração, a dominação, a opressão, a desigualdade, a injustiça e a miséria tendo por objetivo a luta pela construção de uma sociedade livre, justa, solidária e democrática.

Tem como objetivo construir o socialismo. Uma de suas marcas de raiz, que o distingue de forma inequívoca e unanimamente reconhecida na vida pública, consiste na adesão concreta aos princípios éticos da melhor tradição socialista, democrática e republicana.

O rápido crescimento do partido no país e sua ascensão às várias instâncias do poder reafirmam a necessidade de instituir um regramento ético objetivo que oriente o conjunto da militância partidária, dos dirigentes,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com