TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Piramides Financeiras

Artigos Científicos: Piramides Financeiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  536 Palavras (3 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 3

Uma pirâmide financeira é um modelo comercial não-sustentável que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas para o esquema.

Uma pirâmide também é mascarado como o marketing multinível (MMN), que são legais. A idéia básica por trás do golpe é que o indivíduo faz um único pagamento, mas recebe a promessa de que, de alguma forma, irá receber benefícios exponenciais de outras pessoas como recompensa. Um exemplo comum pode ser a oferta de que, por uma comissão, a vítima poderá fazer a mesma oferta a outras pessoas. Cada venda inclui uma comissão para o vendedor original.

O dinheiro simplesmente percorre a cadeia, e somente quem está no topo sai ganhando. As pessoas na pior situação são aquelas na base da pirâmide: que não são capazes de recrutar quaisquer outros seguidores. Para dourar a pílula, a maioria de tais golpes apresentará referências, testemunhos e informações.

Os principais identificadores de um esquema em pirâmide incluem:

• Vendas efetuadas exageradamente.

• Pouca divulgação dos dados da empresa.

• Promessas exageradamente de ganhos ilimitados.

• A descrição do produto feita pela empresa é bastante vaga.

• A Verdade é que só quem ta no topo sai ganhando.

• Garantias de que é perfeitamente legal participar.

PIRAMIDE FINANCEIRA X MARKETING MULTINIVEL

O Marketing Multinível funciona recrutando pessoas para vender, divulgar ou consumir um produto. As pessoas recebem comissão em forma de bônus quem recruta pessoas para vender ou representar seus produtos. Um teste de legalidade utilizado amiúde é verificar se o MMN ou empresa em questão obtém pelo menos 70% de sua renda de vendas a varejo para não-membros.

A pirâmide financeira continua a atrair interessados em dinheiro fácil, mediante o mínimo esforço e em muito pouco tempo. Com o mesmo poder de sedução do velho golpe do bilhete premiado, atividades deste tipo guardam peculiaridades. Sua duração é limitada, o produto oferecido tem pouca relevância ou é oferecido fora de valor de mercado, a propaganda é feita por meio de grandes reuniões e treinamentos servem para impressionar potenciais interessados.

O termo pirâmide vem da estrutura como a venda é organizada: a pessoa no topo é a primeira a vender o bem ou serviço para outras pessoas, que também têm a obrigação de continuar com as vendas, formando vários níveis, ou cadeias, sempre com um novo "degrau". Nesses casos, os pagamentos dos investidores vêm das aplicações feitas pelos novos membros. Em algum momento, a cadeia é rompida: os valores recebidos dos novos recrutados não são suficientes para pagar os membros mais antigos e os pagamentos começam a atrasar, até o momento em que param de ocorrer, com prejuízo para os participantes.

COMO EVITAR CAIR NESSE GOLPE?

Investigando a empresa: Antes de entrar no investimento, é preciso investigar a empresa pelo Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), tanto em órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, quanto nos sites de reclamações de consumidores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com