TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Estagio 1

Exames: Plano De Estagio 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  1.332 Palavras (6 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 6

PLANO DE ESTÁGIO

1-IDENTIFICAÇÃO

a) Dados e identificação do Aluno-estagiário

b) Estagiária: LEONIZIA DO NASCIMENTO SILVA MOTA Ead: 00890467

c) Curso: SERVIÇO SOCIAL Período: 5º SEMESTRE

d) Dados de Identificação da Instituição do Campo de Estágio

e) Nome da Instituição: SECRETÁRIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE XINGUARA

f) Endereço: RUA DOM JOÃO VI, 150 Setor MARAJOARA II

g) Área de atuação do Estagio: CAPS

h) Projeto de inserção do aluno no campo de estágio: Serviço Social e CAPS

i) -Dados Supervisor de campo:

Nome: Maria da Gloria Barbosa CRESS PA nº 5167

Dados do Orientador: Mary Heliane Marques, 5099,1ª Região /PA.

j) Cronograma de Estágio:

O Estagio Curricular Obrigatório I do Curso de Bacharel em Serviço Social será realizado no período previsto de 13 de Outubro a 14 de Novembro de 2014, conforme o cronograma abaixo:

SEGUNDA-FEIRA TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA SEXTA-FEIRA

08:00 às 14:00 08:00 às 14:00 08:00 às 14:00 08:00 às 14:00 08:00 às 14:00

2-JUSTIFICATIVA

O Estagio Curricular Obrigatório I será executado na instituição SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE XINGUARA, tendo com área de atuação o CAPS- Centro de Atenção Psicossocial. O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial é Regulamentado no âmbito nacional através da Portaria GM/MS nº 336, de 19 de Fevereiro de 2002.

Os Centros de Atenção Psicossocial – CAPS são serviços da Rede de Atenção Psicossocial - RAPS abertos destinados a prestar atenção diária a pessoas com transtornos mentais. Os CAPS oferecem atendimento à população, realizam o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Os CAPS também atendem aos usuários em seus momentos de crise e demais quadros- cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo, comunitário, personalizado e promotor de vida. É um programa do Ministério da Saúde que tem como objetivo reformular o modelo de Saúde Mental e tratar os transtornos psíquicos através da reabilitação é um serviço aberto e comunitário de atendimento a saúde mental, criado para substituir as internações em hospitais psiquiátricos, e destinadas a acolher pacientes com transtornos mentais, severos e persistentes como psicoses, neuroses graves, e o transtorno do humor grave.

O CAPS visa:

• Gerenciar os projetos terapêuticos, oferecendo o cuidado clínico eficiente e personalizado.

• Dar suporte e supervisionar a atenção à saúde mental na rede básica, PSF (Programa de Saúde da Família), PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde);

• Manter atualizada a listagem dos pacientes de sua região que utilizam medicamentos para a saúde mental.

O Assistente Social contribui para uma visão global do paciente frente ao seu projeto terapêutico individual, garantindo ao paciente um tratamento digno, tornando-o um sujeito social com direitos e deveres. O Serviço Social é uma profissão historicamente ligada ao campo de saúde mental e à família, e nesse contexto da desinstitucionalização, recupera o compromisso ético e profissional da categoria, na luta pelo direito à saúde de qualidade.

3-OBJETIVOS GERAIS

Propiciar um campo de experiências e conhecimentos através da observação proporcionando o inicio das atividades com o conhecimentos adquiridos, ingressar atuando com uma visão mais real no campo do serviço social para o total conhecimento da área de trabalho.

4-OBJETIVOS PEDAGOGICOS

Permitir ao aluno criar métodos interventivos através da observação no campo de trabalho, possibilitando a construção de um perfil com referencias baseadas na ética e o funcionamento da Instituição de forma que possa alcançar o sucesso profissional através de estratégias teórico-metodológicas usadas pelo o profissional no contexto da instituição, de forma que possibilite identificar situação problema e possa soluciona-los.

5-SUPERVISÃO DE CAMPO

Supervisão de Campo acontecera por meio da observação e acompanhamento contínuo por meio da execução das ações constantes na proposta de ações do estagiário, que são:

1- Levantamento da contextualização histórica da instituição em que o estagiando está inserido:

● Identificação da Instituição: nesse momento o acadêmico deverá contextualizar a instituição historicamente, ou seja, traçar a história e detectar as suas determinações.

● Conhecer a instituição de acordo com a sua observação direta ou através de estudos documentais como: arquivos oficiais, pesquisas em materiais impressos ou relato falado de pessoas que fizeram parte da história da instituição, dentre outros.

● Mapeamento e contactar pessoas pioneiras ou profissionais que trabalharam na instituição e que fizeram parte do processo histórico, se possíveis, desde sua fundação, e realizar entrevista a fim de levantar os registros históricos da instituição (agendar previamente a entrevista);

● Pesquisa documental em registros fotográficos, relatórios, arquivos, relatórios e outros documentos existentes referente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com