TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planos De Estágios

Artigos Científicos: Planos De Estágios. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2013  •  1.617 Palavras (7 Páginas)  •  2.613 Visualizações

Página 1 de 7

Anexo I

Plano de Estágio I

1 – Identificação

a) MARIA CÍCERA BRITO DA SILVA, ead0027319406, 5º Semestre.

b) Prefeitura Municipal de Jaboatão dos Guararapes – Superintendência da Secretaria Executiva Social - CRAS – Centro de Referência da Assistência Social, Rua Belo Horizonte, nº 17 – Sucupira – Jaboatão dos Guararapes/PE.

c) Projeto no qual o aluno será inserido para a realização do estágio: Atuação no Programa de Atenção Integral à Família - PAIF

d) Nome do supervisor de Campo/CRESS nº: TATIANY ROCHA SANTOS/CRESS nº 5234.

e) Período previsto para a realização do estágio: 15/04 à 29/05/13

f) Dias e horários de estágio. : Segunda a Sexta-feira: 07:00 às 12:00 horas

g) Dias e horários reservados para a supervisão de campo: Segunda a Sexta-feira: 07:00 às 12:00 horas

2 – Justificativa

Conhecer a realidade da Instituição através da observação do trabalho da(o) profissional, bem como, a realização de leituras de artigos sobre as temáticas abordadas na Política Nacional da Assistência Social – PNAS, além da própria legislação, como a Lei Orgânica da Assistência Social-LOAS, a Norma Operacional Básica - NOB-SUAS e NOB-RH,decretos e portarias.Haverá desta forma o acompanhamento das ações desenvolvidas pelo município através do mesmo,como o programa de Atenção Integral a Família-PAIF, o Programa Bolsa Família-BPF, o Benefício de Prestação Continuada- BPC,demandas de encaminhamento para cartório, conselho tutelar, saúde, educação, acompanhamento para as atividades em grupos,visitas domiciliares.

3 – Objetivos

3.1 – Obter conhecimento sobre a implementação da Política de Assistência Social e suas especificidades no município de Jaboatão dos Guararapes-PE. Acompanhar o atendimento e o contato com os usuários de forma fortalecer o vínculo teórico prático e assim garantir uma aproximação com a realidade profissional.

3.2 – Objetivos Pedagógicos:

- Estabelecer uma visão crítica sobre a realidade familiar, a fim de observar qual intervenção está sendo realizada para o atendimento com o usuário e implantar medidas específica para cada demanda;

- Fazer uma reflexão sobre o planejamento e o histórico do acompanhamento familiar e ver a necessidade da família ser inserida em grupos, no cadastro único de programas sociais (Bolsa Família, Beneficio de Prestação Continuada-BPC), entre outras políticas implantadas na instituição ou em rede assistenciais do território.

-Realizar estratégias de com intervir com as famílias que encontram-se em descumprimento de condicionalidade, através do acompanhamento familiar, articulação com as escolas do município, entre outras ações a serem realizadas juntos aos usuários.

4 – Supervisão de Campo:

O processo da supervisão será de segunda a sexta-feira com a carga horária de 5 horas por dia com a necessidade de planejamento grupal conforme as demandas diárias a serem executadas em conjunto com a equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Cavaleiro. Todas as atividades serão atreladas às ações do serviço social e monitorada pela assistente social responsável pela supervisão do estágio.

5-Orientação Acadêmica:

O sistema de planejamento acadêmico será realizado sempre que houver dúvida, contando com o coordenador de estágio Jonas Soares para esclarecer e orientar sobre o referido estágio, no polo acadêmico da UNOPAR e/ou por e-mail.

6 – Avaliação:

Declaro para os devidos fins que Maria Cícera Brito da Silva, CPF 031.424.454-98, aluna do curso de Serviço Social da Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, realizou estágio curricular no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Cavaleiro, no período de 15 de Abril de 2012 a 29 de Maio de 2013, cumprindo uma carga horária semanal de 25 horas, totalizando assim um total de 150 horas.

No estágio, foram realizadas diversas atividades sob a minha supervisão tais como: acolhimento às famílias, atendimento individual, acompanhamento familiar, visitas domiciliares, visitas institucionais, participação nos grupos socioeducativos, de Convivência familiar, seminários, elaboração de relatórios, orientações e encaminhamentos sobre os serviços socioassistenciais, consultas no cadastro único do Programa Bolsa-Família, participação nas reuniões de equipe técnica, articulação com as instituições sociais, etc.

Ressalto que durante o período de estágio, Maria Cícera desenvolveu suas atividades, com bastante comprometimento, assiduidade, participação, sempre disposta a aprender, e quando necessário realizando perguntas, tirando dúvidas sobre os atendimentos e encaminhamentos realizados. Vale destacar o registro no diário de campo sobre todas as atividades que realizou.

Com relação ao conhecimento teórico, percebo o interesse da estagiária pela leitura, visando assim a aquisição de conhecimentos na área da assistência social, através da Política Nacional de Assistência Social, Prontuário SUAS, Estatuto do Idoso, Política Nacional do Idoso, Guia de Orientações Técnicas do CRAS, Estatuto da Criança e do Adolescente, ente outros.

Ressalto que é bastante gratificante supervisionar uma estagiária, onde percebemos o interesse em aprender, a dedicação com o estágio, a atenção e as orientações dada aos usuários sobre os programas e serviços que o CRAS oferece.

Atribuo como nota do estágio: 9,5.

Jaboatão dos Guararapes, 29 de maio de 2013.

______________________________ ________________________ _________________________

MARIA CÍCERA BRITO DA SILVA TATIANY ROCHA SANTOS JONAS SOARES DE SOUZA

Estagiária Supervisora de Campo Orientador acadêmico

ANEXO II

FICHA DE SUPERVISÃO DE CAMPO E ORIENTAÇÃO ACADÊMICA

ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO EM SERVIÇO SOCIAL I.

Nome

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com