TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica

Relatório de pesquisa: Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 5

Fundamentos etapa 1

Politicas “

São ações governamentais desenvolvidas em conjunto por meio de programas que proporcionam a garantia de direitos e condições dignas de vida ao cidadão de forma equânime e justa. que asseguram à população o exercício de direito de cidadania: Educação, Saúde, Trabalho, Assistência Social, Previdência Social, Justiça, Agricultura, Saneamento, Habitação Popular e Meio Ambiente.vendo que a assistência Social é uma Política de Seguridade Social não contributiva que se realiza através de ações de iniciativa pública e da sociedade, garantindo atendimento às necessidades básicas.onde pode garantir a inclusão a todos os cidadãos que encontram-se em situação de vulnerabilidade ou em situação de risco, inserindo-os na rede de Proteção Social local. A Proteção Social de Assistência Social é hierarquizada em Básica e Especial.

O papel do Educador Social é ser um agente de transformação, cabe a ele auxiliar na organização dos desejos e necessidades da população com a qual ele trabalha. Ele se constitui numa referência para a comunidade, o educador social possui um olhar mais critico e analista do meio social, participando assim junto com o educando na formação de novos caminhos e novas descobertas.

O Educador Social é um profissional que está apto para intervir nas diversas situações, e age na inclusão social e no favorecimento do bem-estar social, contribui para a construção de projetos de vida.

Um dos conceitos de política que se relaciona com a área de atuação do Educador Social é: “Política é uma atividade orientada ideologicamente para tomada de decisão de um grupo para alcançar determinados objetivos”.

O Educador Social faz esse trabalho de orientar, sua função não se restringe ao trabalho com os grupos, mas amplia-se para as famílias e a comunidade, desenvolvendo nos grupos a capacidade de tornarem-se seres pensantes capazes de ter opiniões próprias, visando o crescimento do grupo e da sociedade na qual ele esta inserido.

o assistencialismo que surge com a emergência da questão social do conjunto das expressões da desigualdade social, e com a sua reconceituação passou a ocupar um papel significativo na sociedade como garantidor de direito; O serviço Social é uma profissão de caráter sociopolítica, crítico e interventiva, atuando assim em diversas áreas da política. Neste sentido o serviço social afirma-se como profissão ao responder as necessidades sociais, se institucionalizando e se legitimando profissionalmente como um do recurso mobilizado pelo Estado.

O serviço social se molda conforme a conjuntura econômica, política, social e cultural que se encontra na realidade histórica.

Ha um vínculo genético entre o Serviço Social e as Políticas Sociais, não só pelo seu surgimento simultâneo, mas também por seu posterior desenvolvimento paralelo, neste contexto, não se pode falar da atuação do profissional do Serviço Social sem falar de Política.

O Serviço Social ocupa na divisão sociotécnica do trabalho no início de uma sociedade capitalista na fase monopolista. Assim, o Assistente Social legitima-se profissionalmente enquanto executor terminal das políticas sociais, e legitima-se a partir do desempenho de papéis efunções a ele atribuídos pelo Estado, onde essas políticas sócias são criadas e implementadas, sendo assim o Serviço Social surge como uma profissão vinculada á execução dessas políticas sociais, assim o Assistente Social se torna como ator através do desempenho das mesmas funções: A prestação de serviços.

Independente da área de atuação do profissional do Serviço Social seja ela: Assistência, Saúde, Judiciária ou Terceiro Setor, ele sempre vai atuar junto com a política. A atuação do assistente social se faz desenvolvendo ou propondo políticas públicas que possam responder pelo acesso dos segmentos de populações aos serviços e benefícios construídos e conquistados socialmente, principalmente, aquelas da área da Seguridade Social,

Podemos ver que veio um novo alento à profissão, principalmente com a Constituição, em 1988. Esta incorpora o ideário dos direitos sociais, definindo uma perspectiva, no plano constitucional, de valores éticos, caros aos assistentes sociais. Assim como a garantia da proteção social universal sob a responsabilidade do Estado, especialmente no campo da saúde e da assistência social.

A intervenção profissional volta-se para a implementação das políticas nacionais. No primeiro momento, logo após o fim da ditadura, é observada a identificação entre os valores profissionais e os dispositivos constitucionais relativos aos direitos sociais. Verifica-se, entretanto, uma assimetria entre a prática do assistente social, continuando o fazer de épocas anteriores, em contraste com os valores atualizados, como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com