TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica

Tese: Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2014  •  Tese  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 3

Um esquema bilionário de lavagem e desvios de dinheiro envolvendo a Petrobras veio à tona em março deste ano, quando a PF deflagrou a operação Lava Jato. Na época, o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Youssef, considerado o chefe do esquema, foram presos.

A operação recebeu o nome Lava Jato porque em um dos desvios de dinheiro o grupo usava uma rede de lavanderias e postos de combustíveis para movimentar os valores. Mas o que começou como uma investigação local no Paraná cresceu e agora, na última fase, investiga as maiores empreiteiras do país, com contratos que somam R$ 59 bilhões com a Petrobras, suspeitas de pagar propinas para fechar contratos com a estatal.

Desde março, novos detalhes têm revelado o tamanho do esquema: foram ao menos R$ 10 bilhões movimentados, de acordo com a PF. Uma das suspeitas é que o dinheiro desviado tenha sido utilizado para financiar partidos da base do governo.

Para tentar reduzir uma futura pena, Youssef e Costa realizaram delações premiadas -- acordo entre o Ministério Público e o réu que colabora com informações à Justiça para auxiliar nas investigações. Segundo as revistas "Veja" e "IstoÉ", Costa revelou o nome de vários parlamentares aliados ao governo e governadores que teriam recebido propina para ajudar no fechamento de contratos da Petrobras.

A relação dos citados pelo ex-diretor da Petrobras incluem o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN); o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL); o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB); e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), morto em agosto, entre outros.

Nesta última etapa, participaram 300 policiais federais e 50 servidores da Receita Federal. Até a tarde desta sexta-feira, haviam sido cumpridos 17 mandados de prisão (entre preventiva e temporária), e vários de condução coercitiva – quando a pessoa não é presa, mas é obrigada a dar esclarecimentos - e de busca e apreensão nos Estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, além do Distrito Federal.

Também foi preso no Rio o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque. A PF também realiza buscas na sede de onze empreiteiras, entre elas Camargo Corrêa, Odebrecht, Engevix e UTC.

Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, formação de cartel, corrupção, fraude à Lei de Licitações e lavagem de dinheiro.

Veja o que a operação Lava Jato investiga

Sérgio Lima/Folhapress

Doleiros

A Polícia Federal investiga um grupo que atua no mercado de câmbio paralelo e lavagem de dinheiro que atua há pelo menos dez anos em Brasília. Alberto Youssef, preso desde março, é o principal deles. Há também a doleira Nelma Kodama, que carregava 200 mil euros na calcinha ao tentar embarcar para a Europa.

Foto: Sérgio Lima/Folhapress

Julio Cesar Guimarães/UOL

Petrobras

Documento apreendidos pela Polícia Federal mostram que fornecedores da Petrobras, como a Sanko Sider e a OAS, fizeram depósitos em conta na Suíça controlada por Youssef.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com