TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica E Organização Da Educação Basica Unidade I

Trabalho Universitário: Politica E Organização Da Educação Basica Unidade I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2014  •  1.186 Palavras (5 Páginas)  •  972 Visualizações

Página 1 de 5

Pergunta 1

1. Quando refletimos sobre políticas públicas de educação, pensamos que são ações desencadeadas com o objetivo de intervenção na realidade educacional do país. Nesse sentido, podemos afirmar que há relação com o planejamento educacional, pois:

a. políticas públicas de educação e planejamento educacional são conceitos totalmente diferentes, e não há ligação entre eles.

b. políticas públicas de educação são ações de intervenção na realidade e, dessa maneira, estão intimamente ligadas ao planejamento educacional, responsável pela organização das ações, sua racionalidade, duração e contexto de atuação.

c. o planejamento educacional se preocupa com ações a serem desenvolvidas na área da educação, e não com as políticas públicas de educação.

d. políticas públicas de educação e planejamento educacional se preocupam com a distribuição igualitária da verba pública.

e. as ações de intervenção na realidade educacional são organizadas pelo Estado.

Pergunta 2

1. A discussão sobre o planejamento educacional e a compreensão de sua abrangência estão cada vez maiores, o que gera sua inserção e ligação com todas as esferas sociais, principalmente a partir da globalização e dos processos de internacionalização econômica, que repercutem diretamente na vida das pessoas, e está relacionada:

a. ao ajuste dos problemas educacionais aos problemas econômicos de interesse das grandes potências.

b. ao paradigma liberal que está voltado à concepção de Estado-provedor.

c. ao acerto dos investimentos em educação que estão corrigindo as distorções nos processos de distribuição da riqueza nacional.

d. ao ajuste nos investimentos sociais que privilegiam os aspectos econômicos em detrimento das necessidades educacionais e que interferem diretamente nas políticas públicas de educação.

e. à agenda educativa internacional, que privilegia a formação para o trabalho, numa concepção tecnicista de política pública educacional.

Pergunta 3

1. Para Padilha (2001), o conceito de políticas públicas tem muitas definições, mas, para entender sua abrangência e seu conteúdo temático, precisamos discutir o que entendemos por política. Para iniciar o estudo do conceito, usa-se o entendimento daquilo que é próprio do homem, que auxilia na organização da vida social, na resolução de problemas e conflitos. Qual das alternativas abaixo reflete esse pensamento?

a. Padilha destaca o sentido de política como sendo o próprio homem e seus interesses.

b. O entendimento que está mais presente no conceito de política é o das ações e das relações humanas.

c. O conceito de política está ligado ao conceito de planejamento educacional.

d. Padilha destaca a função psicológica e subjetiva do termo política.

e. Não é preciso estudar o conceito de política, pois este já está presente em todos os momentos do planejamento da prática educativa.

Pergunta 4

1. A concepção de política pública na visão social-democrata – que, diferente da concepção liberal, está preocupada com a liberdade individual –, pensa numa política de atuação com benefícios sociais, e podemos entender que ela se organiza a partir:

1. da proteção dos mais fracos, como maneira de promover a igualdade de condições a todos.

2. da elaboração de programas com fins populistas.

3. da concepção de Estado de bem-estar social, pois preocupa-se com as diferenças econômicas promovidas pela sociedade capitalista.

4. da determinação do que é bom para todos e do que cada um deve receber.

Escolha a alternativa correta:

a. I e II.

b. II e IV.

c. I, II e III.

d. I,II, III e IV.

e. III e IV.

Pergunta 5

1. A visão neoliberal, a qual atualmente está fundamentando a concepção das políticas públicas educacionais, defende os seguintes princípios:

1. defende a ação mínima do Estado.

2. acredita que o equilíbrio social é resultante do livre funcionamento do mercado.

3. a sociedade civil é chamada a decidir sobre o encaminhamento das políticas públicas de educação.

Escolha a alternativa correta:

a. I.

b.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com