TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Interna

Dissertações: Politica Interna. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  2.173 Palavras (9 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 9

Produção e Logística

Produzimos a maioria de nossos produtos em nosso centro integrado de pesquisa, produção e logística em Cajamar, inaugurado em 2001. Em 2008, produzimos em Cajamar cerca de 239 milhões de unidades, em comparação a 223 milhões de unidades em 2007 e aproximadamente 220 milhões de unidades em 2006. Nossas instalações foram elaboradas de forma a propiciar uma expansão eficiente na medida em que nossas operações crescerem, permitindo maior economia de escala em nossa planta física.

Terceirizamos a produção de alguns produtos, tais como sabonetes em barra e líquidos, produtos para cabelo, produtos em embalagem aerossol e alguns itens de maquiagem, além de amostras e brindes. Em 2008, produtos produzidos por terceiros representaram mais de 24% de nossa receita bruta.

Nossos principais fornecedores são: Total Pack Indústria e Comércio Ltda., K&G Indústria e Comércio Ltda., Razzo Ltda., Lipson Cosméticos Ltda., Higident Br Indústria e Comércio Ltda. e A.W. Faber Castell S.A..

A Natura adota um modelo flexível que permite que a Consultora Natura faça quantos pedidos quiser por mês e sem restrição de data via internet ou central de atendimento. Em 2008, recebemos, em média, cerca de 30 mil pedidos por dia.

Nosso armazém vertical utiliza um sistema automatizado que retira as matérias-primas e produtos acabados das prateleiras, e envia pedidos de produção para nossas unidades. Nossa linha de separação separa os pedidos das Consultoras Natura automaticamente para o envio. Em 2008, nossas unidades de separação processaram 13,7 milhões de caixas. Os pedidos separados são verificados automaticamente e, então, embalados e etiquetados para entrega para as Consultoras Natura. Atualmente, enviamos nossos produtos para mais de 5 mil municípios no Brasil.

Utilizamos sete companhias diferentes e o serviço nacional de correios para o transporte dos nossos produtos às residências das Consultoras Natura, que nos permite uma melhor racionalização da entrega de nossos produtos. Monitoramos continuamente o sucesso e a eficiência da entrega de nossos produtos. No Brasil, o tempo de entrega varia de um a dois dias corridos na Região de São Paulo Capital e de quatro a cinco dias corridos para localidades mais distantes da Região de São Paulo. A entrega nas regiões mais longínquas do Brasil, como por exemplo, na cidade de Novo Progresso (PA), pode levar até onze dias corridos.

Nossos principais prestadores de serviços de transporte são as transportadoras Araçatuba, Cometa, Mercúrio, Dias, Rodofly, Utilíssimo e Patrus, além dos Correios.

Hoje contamos com uma ampla rede de distribuição de nossos produtos e nossos estabelecimentos estão localizados em Itapecerica da Serra (SP), Matias Barbosa e Uberlândia (MG), Jaboatão dos Guararapes (PE), Canoas (RS) e Simões Filho (BA). Essa rede de distribuição nos permite a melhoria dos serviços prestados às Consultoras Natura, reduzindo o tempo de entrega, além de ampliar nossa capacidade de separação dos pedidos.

Nossa capacidade em responder com flexibilidade os pedidos de nossas Consultoras Natura é particularmente importante em vista dos picos de demanda durante os períodos do Dia das Mães e do Natal.

Sistemas de Informação

Nossos sistemas de informação substancialmente rodam em plataforma SAP (System, Applications and Products in Data Processing). Para os que não estão em plataforma SAP, está em andamento um projeto de redesenho e migração desses sistemas para plataformas mais robustas que terá o SAP como “backbone”. Acreditamos que, a partir de tal migração, poderemos ter um ambiente de sistemas integrado e preparado para expansão e fácil adaptação que nos permitirá acompanhar as melhores práticas de mercado.

Fornecedores

Valorizamos a qualidade de nosso relacionamento com nossos fornecedores, muitos dos quais são nossos parceiros há mais de 20 anos. As relações com nossos fornecedores são pautadas por nossas crenças e valores e desde 2008 eles fazem parte de um programa de Qualidade das Relações que desenvolve diálogos colaborativos a fim de identificar problemas e oportunidades e garantir a melhoria contínua no relacionamento entre Natura e a comunidade fornecedora.

Nossas matérias-primas e fornecedores

A tabela a seguir identifica a importância de nossas matérias-primas em relação ao total das despesas com matérias-primas no ano de 2008.

Exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2008 Exercício social encerrado em 31 de março de 2009

Percentagem de custos com matéria-prima (1) Número de Fornecedores Percentagem de custos com matéria-prima (1) Número de Fornecedores

Embalagens Plásticas 18,3% 61 13,7% 43

Sabonetes 11,7% 2 11,8% 2

Embalagens de Vidro 8,9% 15 9,1% 4

Gráficos 8,7% 26 5,4% 16

Fragrâncias 8,5% 8 9,9% 8

Válvulas 4,7% 7 5,2% 4

Outros 39,2% 177 44,9% 167

Total 100% 296 100,0% 244

____________________

(1) Considera matéria prima, material de embalagem e produtos acabados produzidos por terceiros.

Compramos essas matérias-primas, materiais de embalagem e produtos acabados de diversos fornecedores. Em 2008, nossos dez maiores fornecedores representaram 56,0% de nossos custos com matéria-prima e material de embalagem. Aproximadamente 82% de nossos custos com matéria-prima e material de embalagem em 2008 são produzidos no Brasil. Até hoje não temos enfrentado grande volatilidade nos preços de matéria-prima e materiais de embalagem.

Comunidades Tradicionais Fornecedoras

O uso sustentável de insumos da biodiversidade brasileira é a nossa principal plataforma tecnológica. Entendemos que o desenvolvimento das comunidades fornecedoras é fundamental para a conservação do patrimônio ambiental. Estabelecer e manter essa rede de relacionamentos e inseri-la no modelo de negócios é um desafio que assumimos há alguns anos, com o propósito de incentivar a conservação ambiental e valorizar o conhecimento tradicional. A complexidade da logística de abastecimento (que envolve custos, qualidade e rastreabilidade dos insumos); o marco regulatório ainda em construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com