TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de Caso : Thomas Green: Poder, Política Interna e uma Carreira em Crise

Por:   •  10/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  1.366 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA BIOMÉDICA COM ÊNFASE EM ENG.CLÍNICA

Fichamento de Estudo de Caso

Maico Fontenele de Azevedo

Trabalho da disciplina de Governança Corporativa

e Excelência Empresarial                                                

 

Tutor: Prof. Ricardo Barbosa da Silveira

Fortaleza-CE

2017

Estudo de Caso :

Thomas Green:

Poder, Política Interna e uma Carreira em Crise

REFERÊNCIA: S ASSER, W . E .; BECKMAHN, H. T. Thomas Green: Poder, Política Interna e uma Carreira em Crise. Harvard Business School, mai. 2008.

O estudo de caso descreve o dilema de um Especilista Sênior de Mercado, Thomas Green, que, depois de uma promoção meteórica, é duramente criticado por seu chefe, Frank Davis, que ocupava anteriormente o cargo atual de Green. Green e Davis discordam sobre estilos de trabalho e projeções de mercado. Green acredita que as metas de vendas estabelecidas por Davis não teria fundamento pois não possuiam embasamento, e exageram no ambiente de mercado atual. Um clima de conflito silencioso se desenvolve rapidamente entre os dois homens, e Green está preocupado que Davis esteja arquitetando um problema para demiti-lo. A situação de Green é aquela em que seu fracasso em adaptar seu estilo de trabalho e compreender plenamente as demandas e limites de sua nova posição possa levar a seu fim.

Ademais, Davis, não concordou com a decisão do McDonald's na promoção de Green. Davis pensou que Green era jovem e lhe faltava experiências para suas decisão estratégicas, porque Green era apenas um executivo de contas, e sua responsabilidade se resumia a atingir as metas de vendas. E Davis já tinha em seu objetivo, a ocupação do cargo por ele desocupado, de seu próprio candidato. Com base na estrutura da empresa, para ser um Especialista Sênior de Mercado, você teria que ser um Executivo de Conta (ilustração 1), ser promovido para Especialista de Mercado 1, e posteriormente, conforme organograma da empresa, promovido para Especialista Sênior de Mercado. O cargo agora ocupado por Green não está em nível tático de gestão, e sim estratégico, muito diferente das funções desepenhadas anteriormente. Então, desde o início, foi absolutamente uma decisão hierárquica, porque McDonald usou de seu poder para promover a ascenção de Green, ignorando as normativas e regras da empresa.

Na verdade, se Green era capaz de assumir está posição e seguiur aos comandos de Davis, não deveria haver problemas. Mas, infelizmente, quando Green participou da reunião do Plano de Metas de 2008, procedimento esse de planejamento e projeção das vendas, em que Davis apresentou a projeção para o próximo ano, Green ficou surpreso com o número que Davis estava propondo, que era uma estimativa de 10% no crescimento na região Leste. Green expressou sua coragem de falar que a projeção era totalmente surreal, e não havia maneira de conseguir um crescimento de dois dígitos em 2008. Davis estava chateado com Green.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (149.8 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com