TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica Nacional De Humanização

Ensaios: Politica Nacional De Humanização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 4

Estudo Dirigido

1) Politica Nacional de Humanização- PNH (Humaniza SUS, Humanização dos Serviços de Saúde).

O que é humanização?

Se define: aumentar o grau de co-responsabilidade dos diferentes atores que constituem a rede SUS, na produção da saúde, implica mudança na cultura da atenção dos usuários e da gestão dos processos de trabalho. Tomar a saúde como valor de uso é ter como padrão na atenão o vínculo com os usuários, é garantir os direitos dos usuários e seus familiares, é estimular a que eles se coloquem como atores do sistema de saúde por meio de sua ação de controle social, mas é também ter melhores condições para que os profisssionais efetuem seu trbalho de modo digno e criador de noas ações e que possam participar como co-gestores de seu processo de trabalho.

Qual o marco teórico-politico da PNH?

1. Serão reduzidas as filas e o tempo de esperaa com ampliação do acesso e atendimento acolhedor e resolutivo baseados em critérios de risco.

2. Todo usuário do SUS saberá quem são os profisssionais que cuidam de sua saúde, e os serviços de saúde se responsabilizarão por sua referência territorial.

3. As unidades de saúde garantirão as informações ao usuário, o acompanhamento de pessoas de sua rede social (de livre escolha) e os direitos do código dos usuários do SUS.

4. As unidades de saúde garantirão festão participativa aos seus trabalhadores e usuários, assim como educação permanente ao trabalhadores.

Quais os princípios norteadores da PNH?

1. Valorização da dimensão subjetiva e social em todas as práticas de atenção e gestão, fortalecendo/estimulando processos integradores e promotores de compromissos/responsabilização.

2. Estímulo a processos comprometidos com a produção de saúde e com a produção de sujeitos.

3. Fortalecimento de trabalho em equipe multiprofissional, estimulando a transdisciplinaridade e a grupalidade.

4. Atuação em rede com alta conectividade, de modo cooperativo e slidário, em conformidade com as diretrizes do SUS.

5. Utilização da informação, da comunicação, da educação permanente e dos espaços de gestão na construção de autonomia e protagonismo de sujeitos e coletivos.

Quais as diretrizes gerais para a implementação da PNH nos diferentes níveis de atenção?

1. Ampliar o diálogo ente os profissionais, entre os profissionais e a população, entre profissionais e a administraçã, promovendo a gestão participativa.

2. Implantar, estimular e fortalecer GRupos de Trabalho de Humanização complano de trabalho definido.

3. Estimular práticas resolutivas, racionalizar e adequar o uso de medicamentos, eliminando ações intervencionistas desnecessárias.

4. Reforçar o conceito de clinica ampliada: compromisso com o sujeito e seu coletivo, estímulo a diferentes práticas terapêuticas e co-responsabilidadse de gestores, trabalhadores e usuários no processo de produção de saúde.

5. Sensibilizar as equipes de saúde em relação ao problema da violência intrafamiliar e quanto à questão dos preconceitos na hora da recepção e dos encaminhamentos.

6. Adequar os serviços ao ambiente e à cultura local, respeitando a privacidade e promovendo uma ambiência acolhedora e confortável.

7. Viabilizar a participação dos trabalhadores nas unidades de súde por meio de colegados gestores.

8. Implementar um sistema de comunicação e de informação que promova o autodesenvolvimento e amplie o compromisso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com