TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas De Saude - Sus Londrina

Monografias: Politicas De Saude - Sus Londrina. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  658 Visualizações

Página 1 de 4

POLÍTICAS PÚBLICAS: CONCEITOS BÁSICOS

1. Identifique, no seu ambiente profissional, um exemplo: de cooperação, competição e outro de conflito. Escreva uma pequena justificativa para ter selecionado cada uma das situações identificadas.

Trabalho em uma clinica particular de fisioterapia, aonde presto o serviço de fisioterapia, pilates e fisioterapia domiciliar. Um exemplo de cooperação é o atendimento gratuito que realizamos para algumas pessoas sem condições financeiras. Como exemplo de competição temos a área de pilates, onde há competição entre as instrutoras, tentando ser cada vez melhor para ganhar mais alunos. E o conflito, no atendimento domiciliar, quando há paciente novo, e todas querem atender.

Escolhi estes 3 exemplos pois achei que eram os que representavam melhor aos requisitos exigidos. Na cooperação, o serviço voluntario em prol de um beneficio comum. Na competição um exemplo clássico de disputa para conquistar algo, e no conflito o choque para a distribuição dos pacientes.

2. O Banco Itaú e o Bradesco desenvolvem várias atividades de responsabilidade socioambiental, atendendo um grande número de pessoas e beneficiando coletividades. Essas ações podem ser consideradas “políticas públicas”? Por quê?

Não, pois políticas públicas são programas, ações e atividades desenvolvidas pelo estado, com a participação de entidades publicas ou privadas, com vistas ao atendimento da sociedade. As atividades realizadas pelos bancos, mesmo atingindo a coletividade, é uma ação privada de interesse publico, com intuito de melhorar sua imagem frente a sociedade.

3. Elabore uma rápida definição de análise de políticas e envie por e-mail aos seus colegas. Peça a eles que critiquem essa definição. Redija uma lista das críticas recebidas e peça ao seu tutor para comentá-las.

A análise de políticas visa interpretar as causas e conseqüências da ação do governo, levando a um melhor entendimento do processo político. Seu papel é encontrar solução para os problemas, para que haja assim, alguma melhoria. A análise de políticas é multidisciplinar, interpretando assim as causas e conseqüências da ação do governo.

4. Identifique, na área da política de saúde, um withinput de demanda e um de apoio. Descreva-os em termos das suas características. Diga por que você os considera withinputs e não inputs.

Withinput de demanda: “Programa de controle do Tabagismo e outros Fatores de Risco de Câncer”, este é um programa do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer. Decorre de varias decisões políticas e de varias atuações gestoras, pois, após varias pesquisas constatou-se uma perda mundial de 200 bilhões de dólares por ano, gerada pelo tabagismo, resultado este, da soma de vários fatores, como o tratamento de doenças relacionadas ao tabaco, morte de cidadãos em idade produtiva, aposentadorias precoces, aumento no índice de faltas ao trabalho e menor rendimento produtivo.

Withinput de apoio: efetivação do programa com a ajuda de: políticos (governadores e parlamentares), que criaram e aprovaram leis contra o fumo, proibindo-o em locais fechados e bares, judiciário que julgou as leis constitucionais e os agentes e órgãos que passaram a apoiar tais ações, alem de outros atores do sistema político como órgãos governamentais.

Considero as ações acima como withinput, pois foram demandas e apoios sugeridos pelo próprio sistema político, em virtude não da melhoria para a população, e sim do custo financeiro arcado pelo estado.

5. Indique um output na área da política de educação. Descreva que feedback ele gerou, ou seja, qual o seu impacto sobre o sistema e seus inputs.

A implementação e o reconhecimento pelo MEC dos cursos a distancia no país, com ações que permitiram o acesso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com