TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas públicas

Tese: Politicas públicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/8/2014  •  Tese  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Sociologia

Curso: Pedagogia Vir

Professor:

Nome do aluno:

Data: 26Abr13

1) Ora! O que se pode inferir do texto base e respaldado nos pensamentos de Emile Durkheim, é que há uma sociedade tida como objeto de estudo, sendo analisada sob o aspecto positivista da Sociologia. Uma possível característica empregada por uma visão sociológica seria o fato do controle social em questão por um grupo (os tubarões) em benefício próprio, controlando de maneira ideológica os demais grupos (inferiores). Nessa visão percebe-se que a metodologia empregada é sistematizada. Exemplos: sociedade formada por humanos versus sociedade formada por tubarões, ou seja, grupos sociais que se sobrepujam uns aos outros por coerção da sociedade já estabelecida. O sistema é exatamente uma determinada sociedade que impõe as funções sócias desde o nascimento de cada indivíduo, não sendo possível o pensamento de um indivíduo em particular ser maior do que um pensamento reinante numa estratificação social. O modo como o homem age é sempre condicionado pela sociedade [...] é imposto pela sociedade ao indivíduo, por isso é coercitivo [...] tem existência própria e independe do indivíduo (CASAGRANDE, 2011, p. 55).

Não fica claro no texto aspectos de uma visão positivista tais como os termos escolas, divisão de trabalho, estrutura social etc?!

Também fica claro no mesmo texto que, através da mesma imposição ideológica, aos indivíduos não são negados a possibilidade de tornarem-se heróis ou serem felizes. Mas tornar-se-iam heróis ou obteriam sua felicidade tão somente seguissem uma cartilha imposta a todos nos âmbitos educacional, religioso e bélico, inclusive. Então, vê-se uma estratificação social imposta em que cada indivíduo acredita ser aquilo que é porque nasceu pra ser aquilo mesmo. [...] O fato social não se encontra no futuro, mas no passado[...](CASAGRANDE, 2011, p. 56)Desse modo, muito raro seria encontrar exceções de padrões sociais. Não seriam esses os aspectos de sociedades regidas por regimes totalitários e que se mascaram com o epíteto de regimes sociais? Isso posto para caracterizar mais uma vez uma visão estrutural-funcionalista de um cientista social, mas sem negar a visão histórico-crítica.

2) Karl Marx, grande intelectual do século XIX, veio a influenciar o seu tempo e os posteriores através de pensamentos que conseguiu estabelecer academicamente. Pode-se se depreender que os seus escritos eram voltados para as classes dominantes, aos quais mostrava formas de se estabelecer uma sociedade mais igualitária. Postulou que para se entender uma sociedade dever-se-ia compreender o seu histórico modo de produção. E isso é utilizado por outras ciências que não a social.

Em sua concepção, a consciência vem à tona como um produto social em que as massas das forças produtivas determinam as condições sociais de existência. Discorrendo sobre a teoria da mais valia e da exploração examinava criticamente o pensamento de seus antecessores na reflexão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com