TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política

Seminário: Política. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Seminário  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 2

Desvio, logo existo

É sábio dizer que a corrupção sempre esteve presente no Brasil, mas atualmente ela vem aumentando com fraudes e escândalos que vão desde dinheiro na cueca à mensalões, que acabam contribuindo para um degradável histórico nacional.

Diariamente nós somos bombardeados com denúncias ligadas à corrupção no Brasil, o que conduz os cidadãos a uma total descrença sobre o assunto, ciente de que o brasileiro vê a política como algo banal e sem muita importância. Desse modo, a sociedade se afasta cada vez mais do envolvimento e compromisso com as questões nacionais. A maioria dos atuais políticos brasileiros nem sequer possuem o mínimo de conhecimento de cidadania e bem estar social, apenas estão visando o lucro e a sua promoção pessoal, utilizando de quaisquer meios para atingir seus objetivos egoístas e de caráter duvidoso.

As causas desse mal estão diretamente ligadas ao contexto histórico do Brasil, que desde o período da colonização instalou-se uma ideologia de se levar a melhor sobre o outro, e também tem uma íntima ligação com a indiferença da grande maioria que contribui para a impunidade no país. Mas, além do contexto histórico, devemos também destacar a deficiência na passagem dos valores básicos. A honestidade é uma questão de educação, cidadania, respeito pelo próximo e deve ser cultivada e ensinada desde os anos iniciais da vida. O famoso “jeitinho brasileiro” está presente em todos os ramos.Temos que deixar para trás o passado de país corrupto a qualquer custo.

Além dos próprios políticos ladrões, os eleitores também podem ser considerados contribuidores de tamanha corrupção. Acostumados com essa má representação política, os eleitores acabam incentivando a presença de mal feitores no poder a partir do momento que aceitam subornos e vendem seus votos. Fica evidente a necessidade de um aumento no senso crítico dos eleitores, já que o escolhido representará a voz de muitos.

Para mudar essa trágica situação brasileira será necessário o esforço de todos os cidadão, afinal, aquele que não se ocupa da política merece ser considerado não como um cidadão tranquilo, mas como um cidadão inútil.

“O Brasil não tem terremoto, tsunami e furacão.Tem político.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com