TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política

Resenha: Política. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  Resenha  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 2

Política é um tema evitado por muitos brasileiros, que se sentem desmotivados a votar devido a uma serie de questões: os tantos casos de corrupção, a distância entre políticos e seus eleitores, a imensa quantidade de candidatos a serem avaliados numa eleição. As mudanças propostas, pela reforma política, aperfeiçoam o sistema político, barateiam as campanhas e aproximam os eleitos dos eleitores, mas não será a solução para a crise da representação que atinge todas as democracias ao redor do planeta. Um povo democrático deve trabalhar em conjunto para modelar o governo que escolher. E a maneira principal de fazer isso é através dos partidos políticos.

A proposta em discussão na Câmara minimiza as distorções do atual sistema. Ela restringe as circunscrições eleitorais, aproximando eleitos dos eleitores e reduzindo custos de campanha, sem acabar com o sistema proporcional; torna as coligações permanentes; cria cláusula de barreira para acesso a fundo partidário e tempo de TV; acaba com voto obrigatório; e estabelece regras mais rígidas de financiamento.

O fortalecimento dos partidos políticos é fundamental para a democracia porque eles estão no centro do debate democrático e têm capacidade de agregar em torno de si todas as discussões relativas aos movimentos populares. Somente a partir deles, e não por meio de atuações puramente personalistas de políticos, a democracia pode, de fato, funcionar a favor dos reais interesses da população.

Se a tecnologia avançou muito mais que as organizações humanas, talvez ela deva nos oferecer os instrumentos que buscamos para aperfeiçoar as instituições e os processos políticos. Internet, redes sociais e outros aplicativos abrem possibilidades renovadoras para a vida de todas as pessoas. Resta treinar as mentes e corações para usá-las no sentido da verdadeira transformação.

É preciso dizer, no entanto, que transformar o modo de fazer política não vai acontecer apenas mudando as instituições, mas também a cultura de participação dos indivíduos. Os cidadãos querem maior participação nas decisões, eliminar os intermediários, mas têm dificuldades para se organizar coletivamente de forma consistente. Não é que não se mobilizem, mas o engajamento precisa superar a visão do curto prazo e, o interesse particular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com