TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política

Pesquisas Acadêmicas: Política. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2015  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 4

Política

A obra de Aristóteles, denominada Política, é considerada um dos primeiros tratados sobre a arte e a ciência de governar a Polis. O conceito grego de Política se refere à realização do bem comum. No entanto, o conceito moderno de política está estreitamente ligado ao de poder.

Poder é a posse dos meios que levam à produção de efeitos desejados. Aquele que detém esses meios exerce determinada influência ou domínio e, por seu intermédio, alcança os efeitos que desejar.

O fenômeno do poder costuma ser dividido em duas categorias: Poder do homem sobre a natureza e o poder do homem sobre o homem.

Enquanto estudantes de filosofia daremos uma atenção maior ao poder do homem sobre o homem, isto é, ao poder social.

• Quando lemos os filósofos gregos e romanos, observamos que tratam a política como um valor e não como um simples fato, considerando a existência política como finalidade superior da vida humana, como a vida boa, entendida como racional, feliz e justa, própria dos homens livres. Embora considerem a forma mais alta de vida a do sábio contemplativo, isto é, do filósofo, eles afirmam que, para os não-filósofos, a vida superior só existe na Cidade justa e, por isso mesmo, o filósofo deve oferecer os conceitos verdadeiros que auxiliem na formulação da melhor política para a Cidade. Política e Filosofia nasceram na mesma época. Por serem contemporâneas, diz-se que “a Filosofia é filha da polis” e muitos dos primeiros filósofos (os chamados pré-socráticos) foram chefes políticos e legisladores de suas cidades. Por sua origem, a Filosofia não cessou de refletir sobre o fenômeno político, elaborando teorias para explicar sua origem, sua finalidade e suas formas.

• A política tem muitas finalidades e muitos objetivos possíveis, como por exemplo: a proteção dos cidadãos contra estrangeiros em momentos de guerra, a realização de reformas econômicas e sociais, a repressão de comportamentos desviantes, mudança nos mecanismos de escolha de representantes, a punição de corruptos, e muitos outros casos. A ideologia política tem tendências de organizar a sociedade, com ética, cultura, moralismo e respeito.

• O Estado é a instituição política que, dirigida por um governo soberano, reivindica o monopólio do uso legítimo da força física em determinado território, subordinando os membros da sociedade que nele vivem.

• Max Weber (1864-1920)

Muitas sociedades se desenvolveram sem que tivessem o Estado instituído. No entanto, com o aprofundamento da divisão social do trabalho, certas funções político-administrativas e militares acabaram sendo assumidas por um grupo específico de pessoas. Este grupo passou a deter o poder e a impor normas à vida coletiva. Surge o governo. Nasce o Estado.

Estado X Sociedade Civil

Costuma ser definida como o largo campo das relações sociais que se desenvolve fora do poder institucional do Estado.

Sindicatos, Empresas, Escolas, Clubes, Movimentos, Associações, etc.

O relacionamento entre os membros da sociedade civil provoca o surgimento das mais diversas questões:

Econômicas, Sociais, Culturais, Trabalhistas, etc.

Os partidos políticos surgem para atuar como ponte entre a sociedade civil e o Estado, pois não pertencem, por inteiro, nem ao Estado nem a sociedade civil

Os partidos deveriam captar os desejos da sociedade e encaminhá-los para o campo da decisão política do Estado.

Cultura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com