TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Política, Ética E Moral

Trabalho Universitário: Política, Ética E Moral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  1.179 Palavras (5 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 5

Ética e Política

A Ética tem como fundamento o estudo dos valores morais e princípios de ideal do comportamento humano.

Ao se observa na filosofia clássica notasse que a Ética tem como foco a busca por um modo ideal de se viver, a idealização de uma convivência harmônica na vida privada do indivíduo como em sua vida pública. Assim não se resumia a moral. O filosofo Plantão pertencente ao período clássico é um dos inauguradores de um da visão clássica.Em nossos estudos pode observar na unidade II–aula 01, p.01 nos ensinamentos de Platão que: A interrogação platônica visará à questão do “Bem em si mesmo” e de como este Bem se apresenta como bem-para-nós, ou seja, como bem na vida humana. Ele para exemplificar sua concepção de ética criou um mundo ideal lugar abstrato onde existe o Bem, a Verdade, a Justiça, o Belo e todas as noções perfeitas que existem. Para ele só se conseguiria obter êxito na busca de um mundo ideal, se utilizando de uma formula, a dialética. Considerando que somente através do dialogo o filósofo ira alcançar o conhecimento verdadeiro, partindo da sensibilidade e indo para o mundo das idéias. A ética abrangia campos que eram ligados direta ou indiretamente ao que influi na matéria de viver.

Em um transcorrer na história da humanidade, mais especificamente na crescente profissionalização e especialização do conhecimento ao decorrer da revolução industrial, houve uma mudança onde a maioria dos campos em que se objetiva a filosofia em destaque a ética, foram estabelecidos como disciplinas cientificas independentes. Atualmente sendo comum a ética se ocupa do estudo das normas morais nas sociedades humanas.

Um dos filósofos mais influentes na filosofia moral e filosofia política contemporânea é John Rawls. De acordo com a unidade II- aula 05, p.01 o filosofo John Rawls juntamente com Lévinas e Dussel, apresentam suas concepções de ética a partir de conceitos de justiça, alteridade e libertação. Seu objetivo é propor uma concepção de justiça que fosse passível de ser o foco de um amplo consenso em uma sociedade que já compartilhasse um conjunto de valores determinados (ligados, em especial, às tradições democrática e liberal). Seu desejo é o encontro de princípios de justiça que viabilizasse uma estrutura de qualidade para a sociedade, que necessita de uma grande mobilização unânime para mudanças.

3. Construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e Pacíficas –

O tecido da vida e os alicerces da segurança local e global são ameaçados pela falta de visão e pelo mau uso do conhecimento e do poder. Há muita violência, pobreza e sofrimento em nosso mundo. É preciso reinventar a civilização industrial tecnológica e encontrar novas formas de equilíbrio entre o indivíduo e a comunidade, poderemos avaliar o mundo que nos cerca e oferecer oportunidade de mudanças, reivindicando nossos direitos, refletindo sobre questões políticas e sociais, elegendo de forma inteligente nossos representantes, apostando no voluntariado, respeitando o próximo e os patrimônios públicos. Talvez assim consigamos ser mais um tijolo na construção de uma sociedade mais justa.

6. Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução –

Na minha opinião, o papel da educação é o que merece maior investimento, no sentido de desenvolvimento da ética ambiental, com a finalidade de formar uma consciência coletiva acerca do perigo imediato do dano ambiental. Uma floresta desmatada causa uma lesão irreversível, pela impossibilidade de reconstituição da fauna e da flora e de todos os componentes ambientais em profundo e incessante processo de equilíbrio, como antes se apresentavam. Devemos repensar o modo de criar, fazer, cultivar e viver, isso são princípios éticos.

14. Integrar, na educação formal e na aprendizagem ao longo da vida, os conhecimentos, valores e habilidades necessárias para um modo de vida sustentável.

Sustentabilidade, não mais importante que proteção ambiental, mas outro tema que se deve ter uma atenção primária no que diz a respeito de qualidade e forma correta de se viver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com