TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas Públicas

Ensaios: Políticas Públicas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/4/2014  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  1.546 Visualizações

Página 1 de 2

4) Identifique, na área da política de saúde, um withinput de demanda e um de apoio. Descreva-os em termos das suas características. Diga por que você os considera withinputs e não inputs.

Withinput de demanda: “Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer”. O programa foi criado a partir de diversas decisões políticas e ações gestoras, isto pois foi identificado que o tabagismo onera negativamente em 200 bilhões de dólares por ano em função de tratamentos a doenças relacionadas ao tabagismo, mortes precoces em função do mesmo, menor rendimento produtivo, entre outros fatores.

Withinput de apoio: apoio de políticos com a criação de legislação que viabilizasse o programa, como por exemplo criação de leis contra fumo em locais fechados.

As medidas são consideradas withputs e não inputs, pois foram demandas que surgiram a partir do próprio sistema político, visando benefício para a população sim, mas considerando também o gasto do governo para o tratamento destas questões.

5) Indique um output na área da política de educação. Descreva que feedback ele gerou, ou seja, qual o seu impacto sobre o sistema e seus inputs.

O Ministério da Educação criou o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), o programa viabiliza o financiamento da graduação a estudantes matriculados em instituições particulares. Com o FIES os beneficiados pagam 50% do curso durante os estudos e financiam os outros 50% após a conclusão, ou financiam 100% do curso e iniciam pagamento após o término. Este programa fez com que fosse criada uma nova visão sobre a educação e a política de acesso a ela, viu-se que ele atendia uma demanda de ensino superior que as universidades públicas não conseguiam atender, em função do volume. Mesmo com a idealização do programa, uma parte da sociedade ainda não era atingida e a inadimplência era elevada, viu-se então que era necessário readequar a política em função do feedback em relação ao mesmo. Este feedback gerou novos inputs para novos programas do Governo Federal na área de educação como o ProUni, que concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior. Esse programa foi dirigido aos estudantes antes não atendidos pelo FIES.

A relação entre os inputs e feedback do output inicial geraram, também, novos outputs como o Programa Universidade para Todos – ProUni e a Universidade Aberta do Brasil (UAB). Percebeu-se que a melhor política seria o aumento de investimento em programas de ensino público e para todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com