TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas Públicas

Trabalho Escolar: Políticas Públicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2014  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 4

1) Identifique, no seu ambiente profissional, um exemplo: de cooperação, competição e outro de conflito. Escreva uma pequena justificativa para ter selecionado cada uma das situações identificadas.

Com relação à cooperação (capacidade de realizar ações conjuntas com foco em um benefício comum), tive a oportunidade de trabalhar em uma empresa onde foi instituído o dia do voluntariado, onde cada unidade/filial da empresa se mobilizava e ficava responsável por uma instituição (casa de idosos, orfanato, hospitais, etc.). Neste dia os funcionários tinham a permissão de levar seus familiares para a realização de atividades diversas, como recreação, refeições, presentes, etc. Selecionei essa situação pois a empresa conseguia fazer com que todos os funcionários estivessem com o mesmo foco e no mesmo momento.

Em se tratando de competição (forma de interação social que abrange um amplo número de procedimentos de disputa por bens escassos, podendo assumir diferentes formas e estar presente em processos distintos), cito a minha experiência em uma empresa privada no que tange ao processo de recrutamento e seleção. No processo externo, existe uma competição e normalmente os candidatos não se conhecem. Já no interno, a competição é diária e os candidatos normalmente já se conhecem (dependendo do tamanho da empresa). Em ambos os casos são várias fases como dinâmicas de grupo, entrevistas em até dois idiomas, testes psicotécnicos, etc. Escolhi essa situação, pois já estive tanto na posição de candidata em processos externos e internos como na posição de quem está recrutando e vejo a questão da competição muito forte em processos seletivos.

Já o conflito (modalidade de interação social envolvendo indivíduos, grupos, organizações e coletividades, com possibilidade do uso da violência), eu tive de uma experiência recente quando estava trabalhando em uma escola pública estadual: o confronto entre um grupo de alunos e um professor, tendo que usar de força para apartar a situação. Essa situação me chamou muito a atenção por diversos fatores, um deles foi por causa da disputa quase violenta pelo “poder”, de quem tinha mais poder naquele momento, aluno ou professor.

2) O Banco Itaú e o Bradesco desenvolvem várias atividades de responsabilidade socioambiental, atendendo um grande número de pessoas e beneficiando coletividades. Essas ações podem ser consideradas “políticas públicas”? Por quê?

Não, não são políticas públicas. Elas devem ser consideradas como ações de iniciativa privada com interesse público. Mesmo que o foco seja o benefício público elas não possuem o “poder extroverso”, que é uma característica do Estado - sistema organizacional cujo poder regulatório ultrapassa os seus próprios limites organizacionais e se estende sobre a sociedade como um todo.

3) Elabore uma rápida definição de análise de políticas e envie por e-mail aos seus colegas. Peça a eles que critiquem essa definição. Redija uma lista das críticas recebidas e peça ao seu tutor para comentá-las.

A análise de política é um estudo realizado com base nas necessidades e nos problemas que dependem de ações do Estado para sua solução. Essa análise é capaz de produzir informações e conhecimentos que podem ajudar na formulação e implantação das políticas públicas fazendo com que estas tenham uma maior assertividade.

4) Identifique, na área da política de saúde, um withinput de demanda e um de apoio. Descreva-os em termos das suas características. Diga por que você os considera withinputs e não inputs.

Os Withinputs se originam no próprio sistema de política, podendo ser de apoio ou de demanda. Na área de saúde são gerados vários withinputs, tanto de demanda quanto de apoio. Considero o exemplo abaixo como withputs e não inputs, pois foi uma demanda e apoio surgidos do sistema político.

Um exemplo de withinput de demanda é a Vacinação contra o HPV. Casos em meninas (crianças/ adolescentes)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com