TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Primeiro Trabalho

Dissertações: Primeiro Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2013  •  670 Palavras (3 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 01

A residência escolhida para ter o dimensionamento do sistema de aquecimento solar foi a do acadêmico Jeferson Schimite Soares.

O sistema de armazenamento para a água dessa residência é a representada na foto abaixo, uma caixa de água com capacidade de 1000 litros, a grande vantagem deste reservatório é a fibra de vidro utilizada na sua construção a qual possui uma resistência a troca de calor com o ambiente, e para fazer o armazenamento da água já aquecida estaremos utilizando um boiler revestido internamente de aço inox 316, o qual é o material mais aconselhado para esses casos de aquecimento solar, pois o mesmo não permite a proliferação de fungos e bactérias que possam a vir a contaminar a água, além de possuir uma grande resistência térmica, fazendo com que o calor não seja dissipado para o ambiente, o que impede com que a água aquecida pelas placas troque calor com o ambiente externo, otimizando ainda mais o calor que é introduzido no interior do reservatório pela água que esta retornando das placas.

Esse reservatório possui um sistema de abastecimento de baixo custo, sendo utilizada uma torneira boia de bitola ¾”. Um dispositivo de nível fixado na parte inferior da caixa d’água, porem com o cano que determina o nível máximo do reservatório está na parte externa do mesmo, fazendo com que se o nível interior da caixa esteja acima do Maximo seja jogada a água da parte inferior do reservatório, á qual não esta aquecida, não tendo perca de energia térmica. Um dispositivo de retorno para água quente e um dispositivo para sucção da água fria do reservatório, ainda contando com um terceiro dispositivo para retirar a água já aquecida do reservatório e disponibilizar a mesma para a rede da casa.

As placas serão montadas com canos de PVC soldável, pintados com tinta preta para otimizar o ganho de calor, as quais serão revestidas por uma camada plástica de garrafa pet revestindo os canos criando assim uma “estufa” fazendo com que otimize em muito o ganho de calor na água que estiver circulando pelo sistema.

A norma da ABNT que estamos seguindo para realizar a montagem e dimensionamento desse sistema de aquecimento é a NBR 15569 – Regras de Sistemas de Aquecimentos Solares.

O sistema de aquecimento solar será montado conforme a foto a baixo:

No qual as placas estão montadas no telhado com a face voltada para o norte, região essa que tem o maior numero de horas de incidência de sol, placas com inclinação de 30º para fazer com que a água circule mais lentamente pelo sistema, aumentando rendimento de todo o sistema. A água é bombeada para o sistema por uma bomba de ¼ de CV a qual resulta em uma vazão de poucos m³/h o que faz com que toda a água armazenada no reservatório passe pelas placas e volte aquecida para o mesmo.

Funcionamento:

A caixa de água fria abastece o boiler, o boiler abastece as placas com a água fria. As placas absorvem calor do sol e aquecem a água, a água aquecida retorna ao boiler e é armazenada o boiler é térmico e conserva sua temperatura a água sai quente do boiler para o consumo, você mistura a água quente com água fria e aproveita todo seu conforto e economia.

Materiaiss

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com